Zé Ricardo e Cuca, um bom “duelo” fora de campo

Zé Ricardo e Cuca, um bom “duelo” fora de campo

Acompanhei na sexta (30/09) a entrevista feita pelo companheiro Elia Júnior, da Rádio Bandeirantes AM 840, com o ex-treinador do Flamengo, Muricy Ramalho, recem-aposentado após os problemas de saúde enfrentados quando dirigia o rubro-negro.

Muricy fez inúmeros elogios ao seu sucessor, entendendo que apesar da pouca experiência, os resultados satisfatórios tem lhe dado confiança, e principalmente ratificado o apoio recebido do torcedor que “vetou” o nome de Abel Braga, sugerido pela direção do clube.

Palmeiras e Flamengo disputam palmo a palmo a liderança do Campeonato Brasileiro. O Verdão tem 1 ponto a mais (54x53), e ambos um aproveitando que se aproxima dos 70%.

O fato curioso é que Cuca e Zé Ricardo, apesar da enorme experiência de um sobre o outro, são treinadores jovens.

Alexi Stival, o popular Cuca, completou no mês de Junho (07), 53 anos, enquanto José Ricardo Mannarino, o Zé Ricardo, no mesmo mês (05), fez 45.

A boa campanha do treinador do Mengão prova que o currículo, algumas vezes, pode ser substituído por competência, determinação e coragem, se analisarmos que o comandado é um time de peso e que assusta até os mais “experientes”.

Muricy alerta para a eliminação do Mengão na Copa Sul-americana frente o desconhecido Palestino, do Chile. Não podemos nos esquecer, no entanto, que parte do elenco foi preservado por Zé Ricardo, talvez imaginando que a vitória conseguida fora (1 a 0 no primeiro jogo), fosse suficiente para dar tranquilidade aos reservas.

Independente disso, o torcedor está envolvido no bom momento do Brasileiro, e o revés, mesmo na sua casa (apesar do jogo ter acontecido em Cariacica), não vai diminuir a confiança em relação ao seu trabalho.

A sequência de jogos dos “líderes” nos mostra que existe um equilíbrio muito acentuado, já que ambos terão pela frente adversários que precisam de recuperação, assim, terá que prevalecer a competência.

O Palmeiras terá Santa Cruz, América/MG e Figueirense, fora de casa (embora o jogo contra o Coelho tenha sido remanejado para Londrina), onde a torcida palmeirense é gigantesca. O confronto diante do Cruzeiro será em Araraquara, mas o do Sport vai acontecer no Allianz Parque.

O Flamengo em situação semelhante, pega São Paulo e Inter, fora de casa, Santa Cruz (no Pacaembu), onde recentemente colocou quase 30 mil torcedores, além de Fluminense e Corínthians, atuando como mandante.

Sem dúvida, as próximas 5 rodadas serão decisivas, e o comprometimento, aliado a competência dos times, vão projetar com antecedência, o futuro campeão da temporada.

Encerrando, quero agradecer aos queridos amigos da Lopes Tur Turismo, Evaristo, Heloísa e Alexandre Lopes, pela confiança e carinho com o nosso trabalho. A partir de hoje essa tradicional empresa de turismo de Santos patrocina a minha coluna neste portal. Muito obrigado!

Foto: UOL

Últimas do seu time