Sonho de criança foi realizado no último fim de semana em Interlagos. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Sonho de criança foi realizado no último fim de semana em Interlagos. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

É muito comum, nos kartódromos, observar crianças  menores de dez anos acelerando forte com o claro objetivo do "passo a passo" para chegarem aos monopostos ou carros de turismo.

Aos 35 anos, o empresário Lauro Traldi, diretor-executivo da Polo Wear, foi nadador e conquistou alguns títulos em campeonatos juvenis, e bem que tentou trilhar os caminhos do kart, mas o sonho não prosperou.

Obstinado, ele não desistiu da ideia, e no último fim de semana, em Interlagos, estreou pela categoria de acesso à Stock Car, a Stock Light, contando com a ajuda do experiente piloto Allam Khodair (Blau Motorsport) como seu coach.

Eu comecei agora porque foi agora que deu. A vida é uma só, não é um videogame, não dá para recomeçar. Quando se tem vontade de fazer algo tem que `meter a cara´e fazer. Cada um vive uma vida, então é preciso acreditar que tudo dá certo. Fui atleta de natação, nadei por muitos anos, mas hoje eu sou diretor-executivo da Polo Wear e isso aqui é só um grande hobby pra mim, mas eu vou com tudo, vou me dedicar bastante, porque ninguém que senta em um carro de corrida quer ficar para trás.

Traldi no "S" do Senna em seu primeiro fim de semana como piloto, pela Stock Light, em Interlagos. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Traldi, que compete pela equipe MRF, e estampa no seu carro #12 a marca de sua empresa, disputou as duas baterias da Stock Light, sexta (9) e sábado (10), terminando em 14º e 15º lugares, respectivamente, resultados que ele considerou satisfatórios, em razão da pouca experiência. As vitórias foram de Gabriel Robe e João Rosate.

Bom, apesar da posição não ter sido aquela que a gente quer, o resultado pra mim foi muito positivo. Foi o meu primeiro final de semana no automobilismo, eu decidi entrar no automobilismo neste ano e procurei uma equipe da Stock Light, que é a categoria de acesso à Stock principal e muita gente me falou que eu era louco, que eu não iria terminar uma prova, que eu iria passar o ano batendo o carro, então o objetivo nessas duas provas neste final de semana era terminar, e ainda conseguimos terminar as duas provas na zona de pontuação e já estamos com dois pontinhos no campeonato.

Daniele Restum Traldi, esposa de Lauro, acompanhou as provas dos boxes. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

PROGRESSOS

A grande vantagem é que você consegue medir sua performance em tempo. No meu primeiro treino, na minha primeira volta para a melhor volta que eu fiz depois, na corrida, foram quase 15 segundos. É lógico que no automobilismo esses primeiros passos são muito rápidos, e da melhor volta da corrida eu fiquei distante três segundos. O difícil vai ser quando eu chegar no último segundo, esse último segundo é que é o grande desafio. Os outros dois (segundos), quem sabe para a próxima prova a gente já consegue chegar e depois é treino e dedicação, preparo físico e mental e seguir as orientações  que o meu grande parceiro, amigo e coach que é o Allam Khodair vem me dando, é seguir o que ele fala que eu vou chegar lá. A telemetria é muito útil. É um recurso que a gente conhecia através da Fórmula 1, de ouvir falar, mas de fato é um recurso que ajuda muito, tanto o estreante quanto o piloto veterano. Eu tenho um engenheiro muito bom, que é o Vitor, e a sorte de dividir a equipe com o Gustavo Myasava, pole position, piloto espetacular, aí a gente pega a telemetria dele, sobrepõe à minha e isso ajuda demais, e da primeira telemetria para a última volta que eu dei eu tinha conseguido chegar na freada quase no mesmo ponto da pista em que o pole chegou.

Retorno aos boxes após a segunda bateria, com a esposa Daniele. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

 

Lauro e Daniele nos boxes da equipe MRF, em Interlagos, no último sábado (10). Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

HÁ SEMELHANÇAS ENTRE NATAÇÃO E AUTOMOBILISMO? LAURO TRALDI ACHA QUE SIM!

Eu acho que o automobilismo, em termos mentais, é um dos esportes que mais se assemelha com a natação no aspecto da solidão. Dentro da competição de natação, quando você pula dentro da piscina, você está sozinho. Pode o técnico gritar, `virar´cambalhota, soltar rojão, e dentro do carro é mais ou menos a mesma coisa, apesar do rádio com os engenheiros para te dar um toque ou outro, mas as decisões cabem 100% a você ali dentro e você tem que fazer aquilo em que acredita no carro, então é ter autoconfiança para tocar dentro daquilo que você pensa é bem parecido.

PALAVRA DO PROFESSOR, ALLAM KHODAIR

Meu primeiro contato com o Lauro foi muito bom. Acredito que ele tem grande potencial de evoluir e ser competitivo, porque desde a nossa primeira conversa ele se mostrou muito interessado e dedicado a aprender sobre o carro e aprimorar suas habilidades. Espero agora poder ajudá-lo a evoluir na realização deste sonho.

Allam Khodair, piloto da Blau Motorsport, da Stock, orienta Lauro Traldi na Stock Light. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

 

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL BELLA MACCHINA DO YOUTUBE

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

COLUNAS: CLIQUE AQUI E ACESSE OS TEXTOS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI NO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time