Rojas acredita que contraiu hepatite C após operação de vesícula, feita há mais de 15 anos

Rojas acredita que contraiu hepatite C após operação de vesícula, feita há mais de 15 anos

O ex-goleiro do São Paulo e seleção chilena Roberto Rojas foi submetido a um transplante de fígado nesta terça-feira no hospital Albert Einstein, em São Paulo. O ex-jogador de 58 anos estava à espera do transplante havia dois anos. Ele contraiu hepatite C há pelo menos seis anos.

"O Hospital Israelita Albert Einstein informa que o Sr. Roberto Antônio Rojas Saavedra foi submetido ontem (31/03/2015) à cirurgia de transplante de fígado. O procedimento não teve intercorrências e o paciente segue com evolução inicial muito boa. Encontra-se internado em Unidade de Terapia Intensiva, sem previsão de alta", comunicou o centro médico em boletim divulgado nesta quarta.

Rojas acredita que contraiu hepatite C após operação de vesícula, feita há mais de 15 anos. A hepatite C é uma doença que atinge o fígado e adquirida, na grande maioria dos casos, por contato com sangue ou transfusões.

Em entrevista ao site Soy Chile, a mulher de Rojas, Viviane Bruno, afirma que o marido apresentou boa reação nas primeiras horas.

"A cirurgia de transplante foi um êxito, e agora ele segue em recuperação. As primeiras 48 horas pós cirurgia são muito importantes para o fígado para ver se não há uma reação", comentou a mulher.

Em janeiro, Rojas foi submetido a cirurgia no tórax para corrigir patologia pulmonar. Ele foi internado com infeção urinária e dores no peito.

Ex-goleiro do São Paulo nos anos 90, Rojas trabalhou no São Paulo também como preparador de goleiros. Depois da saída de Oswaldo de Oliveira, ele assumiu como treinador e foi responsável por levar o clube de volta à Libertadores depois de dez anos, em 2004.

Quando era jogador, Rojas foi banido do futebol pela Fifa após simular ter sido atingido por um rojão no jogo entre Chile e Brasil pelas Eliminatórias da Copa de 1990. Ele usou uma lâmina para barbear para se cortar.

Foto: UOL

Últimas do seu time