Valdemir Pereira, o Sertão, foi campeão mundial em 2005

Valdemir Pereira, o Sertão, foi campeão mundial em 2005

Quando Valdemir Pereira, o Sertão, teve exames médicos "inconclusivos" e foi cortado do combate em que faria revanche contra o rival que lhe tomou o cinturão – o último título mundial de boxe conquistado por um brasileiro -, não foi apenas o fim do sonho de ser campeão que frustrou o baiano. A decepção foi tanta, que ele jogou tudo pelos ares, abandonou o esporte, sua casa, mulher e até dois filhos em São Paulo. Sete anos depois, tem no esporte um lazer, e trabalha como carregador para viver de forma humilde.

O filho mais famoso da cidade de Cruz das Almas, situada a duas horas de Salvador, ainda chama atenção por onde passa na rua. Todos sabem que aquele é um ex-campeão mundial de boxe, que poderia ter levado o nome do município ainda mais longe. Quando foi impedido de lutar contra Erik Aiken, Sertão acabou sendo aposentado de forma forçada, por doença. Ele disse ao jornal Lance em 2008 que o exame deu positivo para hepatite C.

Em uma visita do UOL Esporte a Cruz das Almas em 2010, Sertão afirmou receber remédios para tratar de seu problema, mas negou informações da prefeitura local de que estaria recebendo uma aposentadoria pelo INSS. Em contato por telefone na última semana, o baiano disse que não ganha ajuda alguma, e que tudo o que tem atualmente é por conta de seu trabalho. O que não é muito, já que não lhe dá condições de realizar um dos sonhos, que é voltar a ver os filhos que estão em São Paulo.

A rotina de Sertão nunca abandonou os esportes. Treinos de boxe e um futebol com os amigos estão sempre presentes. Mas o dia a dia é em uma loja de departamento no centro de Cruz das Almas. Lá, o baiano está entre os funcionários que cuidam dos carregamentos de móveis e outros objetos. Um trabalho braçal, mas que não é motivo de reclamações por parte do ex-pugilista.

"Está tudo bem, graças a Deus. Não tenho apoio de ninguém, mas estou trabalhando. Antes estava trabalhando em um ginásio de esportes, mas acabou o contrato. Agora estou nessa empresa, Deus me deu oportunidade de trabalhar", conta Sertão.

Foto: UOL

Últimas do seu time