A marca de jogador dos ´gols bonitos´, que cercou boa parte da carreira do atacante Dodô, está mudando de mãos

A marca de jogador dos ´gols bonitos´, que cercou boa parte da carreira do atacante Dodô, está mudando de mãos

Bernardo Lacerda
Do UOL, em Belo Horizonte
A marca de jogador dos ´gols bonitos´, que cercou boa parte da carreira do atacante Dodô, está mudando de mãos. O meia-atacante Everton Ribeiro, destaque do Cruzeiro na vitoriosa campanha do Brasileirão, incorporou a fama ao longo desta temporada. Com muitos gols para serem guardados, o jogador revelou que fará um DVD, ai final do ano, para mostrar aos amigos e familiares seu lado goleador, além de eternizar o melhor ano da carreira.
Com passagens por Santos, São Paulo, Palmeiras e Botafogo, onde teve destaque, além de outros muitos clubes, Dodô ficou famoso como o ´homem dos golaços´, por ter marcado ao longo da sua carreira muitos belos gols. O atacante conviveu com as brincadeiras que ele não admitia fazer gols feios e que por isso, muitas vezes, desperdiçava chances de converter tentos simples, deixando nas redes adversárias somente os mais complicados.
Everton Ribeiro, que coleciona em sua carreira e principalmente em 2013, belos gols, vem roubando o posto do atacante. "Lembro do Dodô, um jogador muito técnico, finalizador, passou por grandes clubes, era um grande jogador, teve muito sucesso e fez grandes gols", disse o meia cruzeirense, em entrevista ao UOL Esporte.
Aos 39 anos, Dodô jogou até o meio da atual temporada, quando defendeu as cores dos modestos Grêmio Osasco, de São Paulo, e Barra da Tijuca, do Rio, por onde disputou a Segunda Divisão do Campeonato Carioca. Depois daquele torneio, está sem clube.
Apesar de não se ver em condições de disputar com Dodô, o atual meia celeste reconhece uma característica parecida com a do atacante. "Ele é mais centroavante, fez muitos gols bonitos na carreira, eu sou mais meia, venho de trás, mas gosto de finalizar. Mas o apelido é dele", destacou.
"Ele gostava muito de fazer gols pegando de primeira e eu gosto de finalizar assim, pegando de primeira também, acho que isso pode ser parecido entre a gente mesmo", acrescentou Everton Ribeiro, que já marcou 15 gols nesta temporada, tornando-se o vice-artilheiro do time, atrás apenas de Borges, que marcou 18.
A temporada de 2013 foi marcada por belos gols do armador. O eleito principal foi diante do Flamengo, nas oitavas de final da Copa do Brasil, quando deu chapéu sobre o marcador, Luiz Antônio, e chutou de primeira, acertando o ângulo de Felipe. O tento rendeu até mesmo uma placa da diretoria, que foi entregue ao meia-atacante, e um moderno painel, que está exposto no Mineirão.
"Tenho feito muitos gols bonitos, tem sido uma temporada muito boa para mim. Importante é ajudar, mas fazer gols bonitos é importante. O do Flamengo foi o mais bonito do ano, tive uma felicidade grande em acertar", destacou Everton Ribeiro.
Outros três gols são lembrados pelo jogador. No último domingo, o atleta assinalou o tento da vitória diante do Santos, em arrancada da ponta esquerda, ate finalizar. Diante do Villa Nova, pela semifinal do Campeonato Mineiro, o jogador deixou a sua marca em jogada parecida como a protagonizada no final de semana.
"Pouca gente lembra deste gol, mas foi muito bonito também, uma arrancada e finalizei bem. Outro bonito foi contra o Bahia (3 a 1 para o Cruzeiro, no primeiro turno, em Salvador), dominei e chutei de primeira, fazendo um gol bonito também", lembrou Ribeiro.
De acordo com o jogador, a facilidade em marcar gols e bonitos, já vem acontecendo nas últimas temporadas. "Ano passado (com a camisa do Coritiba) marquei outros belos gols também. O mais bonito foi contra o Grêmio, no Couto Pereira, graças a Deus estou conseguindo ajudar bem as equipes", disse.
Os gols e jogadas mais bonitas virarão DVD ao final do ano. O jogador conta que vem guardando os principais lances de 2013 para fazer a coleção. "Todo ano meu empresário e eu guardamos os gols, as jogadas mais bonitas, assistências e fazemos um DVD para mim, eu guardo de recordação", explicou Everton Ribeiro.
 O atleta reconhece, porém, que o material de 2013 mostrará ainda mais para os amigos, familiares, para que todos relembrem seus belos gols. "Vou mostrar, guardo de recordação para mim, tenho vários, acho importante, se alguém esquecer do que fiz, eu mostro o DVD para ele", brincou o armador celeste.
 No DVD, Everton Ribeiro espera contar com a imagem dele erguendo o troféu do Brasileirão. O time celeste poderá conquistar o título já neste domingo, diante do Grêmio, se vencer, no Mineirão e o Atlético-PR pelo menos empatar diante do São Paulo. Neste caso, porém, a taça só será entregue na partida seguinte que o clube fizer dentro de casa.
"Já sonho, quando vai dormir você pensa como será levantar a taça. Estamos próximos de conquistar este título importante, ainda falta pelo menos uma batalha, mas já dá para pensar sim como será", reconheceu Everton Ribeiro.
O jogador revela que a ansiedade ainda está contida e diz que trata o duelo contra o time gaúcho como uma final de Brasileirão. "É uma final, a gente pode abrir mais vantagem para eles, o que nos deixará ainda mais tranquilos e podendo até ser campeão. Então, é uma decisão", observou.
"A ansiedade ainda está contida, faz parte do futebol. Mas a gente quer que chegue logo o jogo. O time está preparado, todos estão concentrados e prontos para fazer uma grande partida", acrescentou o jogador, que é um dos concorrentes ao prêmio de melhor jogador do Campeonato Brasileiro de 2013.
Foto: UOL

Últimas do seu time