O jogo de volta está pré-marcado para dia 9 de maio

O jogo de volta está pré-marcado para dia 9 de maio

Do UOL, em Porto Alegre

Everton lembrou Ronaldinho. Nesta quarta-feira (25), um jogo `amarrado´ contra o Goiás começou a ser resolvido num lance que lembrou o primeiro gol do craque pela seleção brasileira, contra a Venezuela. Foi Cebolinha que usou a face externa do pé para driblar um rival e marcar, abrindo caminho para vitória por 2 a 0 do Grêmio no Serra Dourada em duelo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Luan fechou o placar.

O jogo de volta está pré-marcado para dia 9 de maio. O time gaúcho joga por empate, vitória ou até derrota por um de diferença. Se der Goiás por dois gols de vantagem, a decisão vai para os pênaltis. Margem maior leva os goianos adiante.

O gol de Everton ocorreu logo no início do segundo tempo. Luan driblou da direita para o meio, encontrou Jael que esticou para Everton. O Cebolinha usou o lado de fora do pé para dar uma meia-lua no adversário, invadiu a área e bateu firme para balançar a rede. Ronaldinho, na seleção brasileira, dominou no peito, deu um chapéu num adversário, usou o lado externo do pé para entrar área adentro e fazer o gol na Copa América de 1999.

No segundo tempo, Madison, do Goiás, foi expulso e por pouco a diferença não cresceu.

Foi bem: Everton brilha com golaço e desmonta o Goiás

Se um jogador foi fundamental nesta partida, este é Everton. Depois de um primeiro tempo em que o Goiás controlou as principais ações do Grêmio, coube a jogada individual do atacante da esquerda para quebrar a linha defensiva adversária e fazer o gol. E com ele abriu-se o caminho para a vitória.

Foi mal: Carlos Eduardo não brilha

Principal aposta do Goiás e pretendido por uma série de clubes no Brasil e fora dele, Carlos Eduardo não brilhou. Passou apagado pelo primeiro tempo, sendo vencido por Kannemann na imensa maioria das jogadas. E acabou substituído no intervalo alegando dores na coxa direita.

Grêmio `na sua´ não deixa o Goiás gostar do jogo

O Grêmio jogou `na sua´. Com trocas de passe de lado a lado, tentou abrir espaços na defesa do Goiás. Paciente, o time gaúcho estudou o jogo nos primeiros minutos e viu que não conseguiria entrar pelo centro. Jael, centralizado, estava muito marcado e as linhas recuadas do Goiás faziam com que Everton e Ramiro também tivessem dificuldade. Duas opções surgiram: cruzamentos ou infiltrações em diagonal. Através delas, o Grêmio chegou com Jael, que não conseguiu cabecear após um cruzamento e protestou pênalti, não marcado. E numa enfiada de Maicon para Everton, que obrigou Rangel a uma difícil defesa. No segundo tempo, com o golaço de Everton o caminho se abriu. Tanto que a pressão seguiu mesmo com 1 a 0 e um pênalti gerou o segundo gol, de Luan.

Goiás recua as linhas e adota conduta-padrão contra o Grêmio

O Goiás não tinha pretensão nenhuma de atacar. Logo de cara, mesmo em casa, tratou de recuar as linhas e marcar apenas em seu campo. A defesa na linha da área, o meio-campo `colado´ na zaga e dois jogadores para ocuparem o espaço de intermediária adiante. Assim, Hélio dos Anjos tentou primeiro bloquear o adversário para depois pensar em agir ofensivamente. O plano deu certo nos primeiros minutos, principalmente. O Grêmio demorou para criar e achar as lacunas que vez por outra apareceram. Mas a partir do gol de Everton, a estratégia ruiu.

Renato Gaúcho segura a bola com os pés e impede lateral do Goiás

No começo do jogo, um lance curioso chamou atenção. O lateral direito do Goiás, Caíque Sá, iria repor a bola em jogo rapidamente não fosse ela ir para os pés de Renato Gaúcho. O ex-atacante dominou ela e prendeu debaixo da sola do pé direito. O goiano tentou tirar com os pés, não conseguiu, tentou puxar com a mão, não conseguiu, e tratou de reclamar do treinador, que conversou rapidamente com ele em tom amigável.

Goiás se desespera, fica com um a menos e perde

No segundo tempo, o Goiás levou um gol logo na arrancada. Se desesperou desde então. Passou a errar saídas de bola, cometeu um pênalti convertido por Luan e ainda teve Madison expulso. Ao fim, o 2 a 0 contra acabou `barato´ para os locais.

Últimas do seu time