O São Paulo começou o ano com vitória – bateu o Vasco por 2 a 1, no torneio amistoso Super Series

O São Paulo começou o ano com vitória – bateu o Vasco por 2 a 1, no torneio amistoso Super Series

Pedro Lopes
Do UOL, em São Paulo

O São Paulo começou o ano com vitória – bateu o Vasco por 2 a 1, no torneio amistoso Super Series. O treinador Muricy Ramalho assistiu ao jogo do hospital São Luís, em São Paulo, onde está internado com diverticulite, mas já deve ter identificado o primeiro problema que terá que resolver em 2015: as laterais.

Bruno e Carlinhos não jogaram mal; na verdade, tiveram boa participação em diversos momentos do jogo. Deixaram claro, porém, uma coisa: são ofensivos. Muito mais do que os jogadores que ocuparam suas posições em 2014. Atrás, ficaram buracos: praticamente todas as jogadas ofensivas do Vasco, inclusive o gol, saíram nas costas do laterais, principalmente do lado esquerdo.

A equipe que vem sendo treinada por Muricy tem nove jogadores e um esquema de jogo mantidos do ano passado. Mesmo time, mesmo esquema, laterais novos e com características diferentes pedem uma adaptação. Denilson, o principal responsável por dar cobertura, não é um jogador particularmente rápido, assim como Edson Silva e Toloi, os zagueiros.

"As características  dos dois laterais são ofensivas, isso acaba dificultando. Precisa ver como vai trabalhar isso, mas tenho certeza que resolver não vai ser problema. Sobrecarrega a gente um pouco, mas Milton no segundo tempo mudou deixou com três volantes, acabou ajudando bastante. Recuando o Michel, eu fico mais fixo, ajuda sim", afirmou o volante, após o jogo.

Recuar Michel Bastos foi a alternativa adotada por Milton Cruz na segunda etapa. Com ela, entretanto, a equipe perde uma importantíssima opção ofensiva: foram nos pés de Michel que surgiram quase todas as principais jogadas do time. A entrada de Thiago Mendes pode ser outra opção: nos poucos minutos nos quais esteve em campo, mostrou capacidade de cobrir os lados do campo.

Os problemas causados pela ofensividade dos alas chamaram atenção até do goleiro Rogério Ceni. "Temos dois laterais bem diferentes do ano passado né, que apoiam muito. Vamos ter que encontrar um equilíbrio para que não haja esse buraco atrás, eles apoiam bastante", disse o capitão são-paulino.

Quando se recuperar, Muricy poderá tentar resolver o problema. As opções são várias: além de usar Michel Bastos ou Thiago Mendes, pode também lançar mão de Hudson ou Paulo Miranda na direita. O entrosamento pode até ser uma solução natural. De qualquer forma, da cama do hospital, o comandante são-paulino já viu qual será seu primeiro desafio na temporada.

Foto: UOL

Últimas do seu time