Esquecido por Luiz Felipe Scolari, Patrick Vieira virou o novo xodó de Gilson Kleina. Criado nas categorias de base do Palmeiras, o meia já completou dois jogos seguidos como titular no meio de campo e desbancou Tiago Real

Esquecido por Luiz Felipe Scolari, Patrick Vieira virou o novo xodó de Gilson Kleina. Criado nas categorias de base do Palmeiras, o meia já completou dois jogos seguidos como titular no meio de campo e desbancou Tiago Real

Danilo Lavieri
Do UOL, em São Paulo (SP)
Esquecido por Luiz Felipe Scolari, Patrick Vieira virou o novo xodó de Gilson Kleina. Criado nas categorias de base do Palmeiras, o meia já completou dois jogos seguidos como titular no meio de campo e desbancou Tiago Real, que vinha como o provável substituto do lesionado Valdivia e do afastado Daniel Carvalho. Aos 20 anos, ele comemora o melhor momento da carreira e diz ter certeza de que terminará a temporada sem ver o time paulista rebaixado à Série B.
Curiosamente, Patrick despertou a atenção de Kleina no primeiro turno, quando o Palmeiras só pensava na Copa do Brasil. Foi lá que Felipão escalou uma equipe inteira reserva diante da Ponte Preta pelo 1º turno do Campeonato Brasileiro, em Campinas.
"No primeiro turno, eu vi dois moleques que me chamaram muita a atenção. Quando cheguei aqui, eu já pedi os dois. Era o Patrick e o João Denoni. Eles foram muito bem", disse Kleina, para depois contar uma situação engraçada que viveu já no seu primeiro dia de treino. "Eu pedi para o Narciso chamar o Patrick, queria já observar de perto. Quando chegou o jogador, eu olhei bem para o cara e perguntei: "Ué, você não era um pouco mais escurinho?". O Patrik não entendeu nada e ainda respondeu que sempre tinha sido assim. Foi ali que eu percebi que ele trouxe o Patrik errado, rapaz", disse Kleina aos risos.
Patrik a quem Kleina se refere tem o nome parecido, mas sem a letra "c" na escrita. Ele era o xodó de Luiz Felipe Scolari e também dos jogadores mais velhos do elenco, que lhe deram o apelido de barriga de cavalo. Já o outro Patrick, o Vieira, também tem ganhado a atenção especial de líderes do time como é o caso de Hernán Barcos e Marcos Assunção. Durante o jogo, é possível ver o jovem receber muitas broncas dos dois.
Assunção já disse publicamente que quer servir de exemplo para Denoni e Vieira. Enquanto isso, o argentino sempre orienta sobre como a bola precisa ser passada para que a bola seja boa para um atacante. As "duras" são vistas com bons olhos pelo jovem.
"Acho bom, porque essa cobrança só é para melhorar. Ele é bem mais experiente do que eu então vai ser tudo bom, vai ser para me ajudar", disse Vieira ainda no vestiário de Araraquara, após a vitória palmeirense por 2 a 0 diante do Cruzeiro.
Assim como Denoni, Patrick Vieira corre o risco de ser lançado em um ano em que houve o título, mas também na temporada que pode queimar alguns nomes que seriam rebaixados caso o Palmeiras não continue a sua reação. Ele afirma que não tem medo dessa possibilidade e, apesar do momento instável, classifica esse mês de outubro como o melhor de sua carreira.
"É bom, eu sempre esperei isso na minha vida, estar titular no Palmeiras. E estou ainda mais feliz porque a gente está ganhando. Eu tenho certeza que a gente não vai cair, não tenho medo disso. E isso nem passou pela minha cabeça", disse ele.
Foto: UOL

Últimas do seu time