No mercado virtual de jogadores (sim, isso existe e movimenta dinheiro de verdade), o atacante do PSG é o mais valorizado atleta do mundo

No mercado virtual de jogadores (sim, isso existe e movimenta dinheiro de verdade), o atacante do PSG é o mais valorizado atleta do mundo

Bruno Doro

Do UOL, em São Paulo

Lionel Messi foi eleito o melhor jogador da Copa do Mundo (além de somar, até agora, quatro prêmios de melhor jogador do mundo). Cristiano Ronaldo é o atual dono da Bola de Ouro da Fifa. O brasileiro Neymar, o uruguaio Luiz Suarez e o galês Gareth Bale estiveram no centro de negociações multimilionárias recentemente. Mas esqueça todos eles. No mundo dos games, quem manda é Zlatan Ibrahimovic, o centroavante sueco do Paris St. Germain que só viu a Copa do Mundo das arquibancadas.

No mercado virtual de jogadores (sim, isso existe e movimenta dinheiro de verdade), o atacante do PSG é o mais valorizado atleta do mundo. Usando os dados de jogos da série Fifa para PC como parâmetro, o grandalhão sueco pode valer até 14,3 milhões na moeda do jogo em questão (segundo o ranking do site FutHead).

Cristiano Ronaldo fica próximo, valendo 14 milhões. Messi, 13,9 mi. Neymar é apenas o oitavo da lista, com preço de 3,5 mi. A sua frente, o galês Bale (7,9), o francês Ribery (6,5), o espanhol Iniesta (5,9) e o belga Hazard (3,7).

A explicação para isso são as características físicas de Ibrahimovic, que se traduzem muito bem no mundo virtual. Grande, rápido e dono de um chute preciso, ele une qualidade técnica e força física. Pode tanto trombar ou driblar os zagueiros a sua frente, dependendo da qualidade do usuário que o controla. Ou seja: é um jogador útil para jogadores avançados ou iniciantes, sem distinção.

"O Ibra é destruidor. Ele segura as jogadas no corpo, chuta bem e ainda cabeceia. O Messi não tem corpo para isso. Para jogar com ele, você tem de ter uma habilidade mais apurada. Não é para todo mundo. Por isso ele vale mais", explica Julio Ucker, jogador de uma equipe profissional de Fifa World.

Entenda o mercado virtual

Para quem não é iniciado nos games, descobrir que o futebol virtual tem um mercado pode ser chocante. Mas milhares de gamers estão dentro desse mundo. E muitos deles usam dinheiro de verdade para reforçar seus times.

Nos "Ultimate Teams", o usuário recebe um time aleatório, de jogadores fracos. A cada partida, o iniciante ganha dinheiro virtual, que usa para comprar pacotes com jogadores, treinadores e cartas para reforçar a equipe. Pode, também, comprar, com dinheiro real, moedas virtuais para usar no jogo – o game oferece essa opção, para pagamento em cartão de crédito, por exemplo, e você também pode usar cartões-presente, à venda em lojas brasileiras, por exemplo.

Como seus jogadores não evoluem sistematicamente, as equipes sobem de nível com jogadores melhores. E é nesse cenário que entra a compra e venda de atletas. O jogo tem um balcão de negócios, em formato de leilão.

O sucesso desse formato de jogo é tão grande que, no ano passado, a EA Sports, produtora da série, lançou uma versão grátis, online. O Fifa World é, basicamente, uma versão online e exclusiva para PCs do Ultimate Team. Quem quiser testar, pode fazer o download no site oficial do jogo.

FOTO: UOL

Últimas do seu time