O Portal Terceiro Tempo preparou um especial para a Copa do Mundo 2014, com entrevistas, vídeos, culinária e outros quesitos, que só o TT pode unir para para você

O Portal Terceiro Tempo preparou um especial para a Copa do Mundo 2014, com entrevistas, vídeos, culinária e outros quesitos, que só o TT pode unir para para você

Especial Copa do Mundo: Diogo Miloni, Ednilson Valia, Marcos Júnior, Kaique Lopreto, Kennedy Andrés, Roberto Gozzi, Thiago Tufano e Túlio Nassif e Silvio Luiz, o @cowboysl

Twitter: @mnterceirotempo

Facebook: https://www.facebook.com/terceirotempo

 

"O ser humano pode ter todos os defeitos, e os tem, menos o da imparcialidade", Nelson Rodrigues explica o futebol russo. 

 

Clique aqui e entenda como Nelson Rodrigues explica o futebol russo 

 

 

 

Os russos chegam para sua décima Copa do Mundo tentando se inspirar em suas primeiras campanhas no Mundial. Após a estreia na Copa de 1958, a Rússia, na época União Soviética, fez três participações seguidas até 1970, alcançando a quarta colocação em 1966. Depois de ficar dois Mundiais de fora, ela voltou em 1982, mas as boas campanhas não voltaram junto. Após a separação da União Soviética, os russos não conseguiram avançar da primeira fase em uma Copa do Mundo, a torcida espera que, em 2014, a história seja diferente e a seleção quebre esse tabu.

 O maior ídolo da torcida russa é o lendário goleiro Lev Yashin. Conhecido como Aranha Negra, ele atuou nas Copas de 1958, 1962, 1966 e 1970. Em todos esses quatro Mundiais, a pior participação da União Soviética foi a primeira, quando ela ficou em sétimo lugar.

 Para conseguir a vaga na Copa do Mundo, a Seleção Russa surpreendeu nas eliminatórias e conseguiu a classificação direta, sem ter que passar pela repescagem. Em 10 partidas, os russos venceram sete, empataram uma e perderam duas, fazendo 22 pontos, ficando um ponto a frente da favorita Portugal. 

Fabio Capello é um técnico que dispensa apresentação. Como treinador de clubes, ele ganhou quase tudo. Foi campeão italiano com Juventus, Milan e Roma. Pelo Real Madrid, ele também foi campeão nacional. Em Copas do Mundo, como técnico, ele estreou em 2010, pela Inglaterra, mas não fez uma grande campanha.

 Com os ensinamentos de Capello, os russos jogam um futebol defensivo, apostando nos contra-ataques e se aproveitando dos erros do adversário, assim como fez no amistoso contra o Brasil, em 2013. O time é escalado em um 4-4-2 com: Akinfeev (goleiro) – Kozlov (lateral-direito) – Vasili Berezutskiy e Ignashevich (zagueiros) – Kombarov (lateral-esquerdo) – Shirokov, Zhirkov, Fayzulin e Dzagoev (meias) – Kokorin e Kerzhakov (atacantes).

 Kerzhakov, além de capitão, é o melhor jogador da seleção. Com sua velocidade e grande potência no chute, ele é um dos melhores atacantes de sua geração, mas só agora, com 30 anos, vai conseguir atuar em uma Copa do Mundo.

 

A Rússia vai participar de sua décima Copa do Mundo. Ficou de fora dos dois últimos mundiais. Sua melhor campanha foi em 1966, quando chegou ao quarto lugar.

A Rússia fez uma boa campanha nas eliminatórias europeias, foram sete vitórias, um empate e duas derrotas.

Oleg Salenko jogou a Copa de 1994 e marcou cinco gols em uma única partida. Detém o recorde até hoje.

Pogrebnyak é o único jogador convocado que não atua na Rússia. Este fator pode ajudar no entrosamento da seleção.

A única vez que a Rússia enfrentou o Brasil em Copa do Mundo, foi em 1994 e a seleção europeia perdeu por 2 a 0.

0– Banco de reservas – O técnico Fabio Capello conta um bom time titular, mas se precisar realizar alguma substituição, terá problemas e o nível técnico perderá valor.

 

1 – Eurocopa – A seleção russa caiu na primeira fase da competição com apenas três pontos. O Mundial no Brasil vai acorrer dois anos depois deste tropeço.

 

2 - Retrospecto- A seleção russa ficou fora das duas últimas Copas do Mundo, e na anterior, em 2002, caiu na primeira fase. A atual geração não tem experiência internacional.

 

3- Clima- Acostumada com o clima extremamente frio, a seleção russa vai ficar hospedada na cidade de Itu-SP. O calor do interior pode complicar a adaptação dos europeus.

 

4 – Desde que a seleção russa se separou da antiga União Soviética, não passou da primeira fase de grupos de nenhuma Copa do Mundo. A última vez foi em 1986.

 

5 – Logística – A seleção russa vai jogar em Cuiabá contra a Coreia do Sul, Rio de Janeira contra a Bélgica e Curitiba contra a Argélia. Apesar do forte calor destas cidades, o transporte será tranquilo.

 

6 – Eliminatórias- A seleção russa fez uma excelente campanha nas eliminatórias europeias, foram nove vitórias e apenas um empate.

 

7 – Fabio Capello – O experiente e vencedor técnico da seleção russa renovou o time em apenas dois anos, deu sobrevida aos veteranos e revelou novos talentos.

 

8 – Kokorin – O jogador do momento no futebol russo, o atacante fez quatro gols em oito jogos das eliminatórias europeias.

 

9 –Kerzakhov – Líder do grupo, o atacante marcou cinco gols em dez partidas nas eliminatórias europeias.

 

10 – Grupo fácil- Ao lado da Bélgica, a seleção russa é favorita do grupo H. Argélia e Coreia do Sul correm por fora, mas dificilmente conseguirão passar de fase.

 

O sonho de se firmar como potência entre as seleções é o principal objetivo traçado por Portugal, que conta com o então melhor do mundo Cristiano Ronaldo. A idealização portuguesa vem inspirada nas cores da bandeira nacional, o verde e vermelho, representadas na camisa da equipe, desde as suas primeiras aparições.

 E com a camisa vermelha, a Seleção Portuguesa se impôs e conseguiu ótimos resultados na sua estreia em mundiais. Na Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra, o time que contava com Eusébio e Coluna, conseguiu surpreender e chegar até as semifinais. Além de Eusébio se consagrar artilheiro da competição, Portugal garantiu o terceiro lugar ao vencer a União Soviética, por 2 a 1.

 Em se tratando de vestir o melhor jogador da atualidade mundial, a Nike, fornecedora esportiva americana não decepcionou, pois os olhos do planeta durante a Copa estarão voltados para Cristiano Ronaldo. O vermelho escuro é predominante, mas se funde na parte superior com um tom mais claro em linhas horizontais que vão mudando de espessura. Entre o escudo, as inscrições 1914-2014 relembram os 100 anos da Federação Portuguesa de Futebol.

 

Yashin

O ex-goleiro Lev Ivanovich Yashin, mais conhecido pelo apelido de Aranha Negra, nasceu na cidade de Moscou, na Rússia, no dia 22 de outubro de 1929 e faleceu vítima de complicações de um câncer no estômago, em 20 de março de 1990.

Clique aqui e veja o Yashin na seção "Que Fim Levou?"

 

 

Alexander Kokorin mudará de time?

Alexander Kokorin é tratado na Rússia como a nova esperança da seleção. Em 2013, ele chegou a se transferir para o Anzhi, mas por problemas financeiros, o time teve que revender o atleta para o Dynamo Moscow, seu clube de origem. Nesta última temporada, o atacante fez 10 gols em 22 partidas.

 Assim, clubes ingleses se interessaram pelo futebol do jogador. Porém, o alto preço de Kokorin, estimado no valor de 18 milhões de euros, faz com que a negociação seja complicada. 

 


Os russos chegam forte para a Copa do Mundo. Eles não participam de um Mundial desde 2002 e ainda não conseguiram avançar da primeira fase com jogadores nascidos apenas na Rússia. Agora, em 2014, eles são favoritos ao lado da Bélgica no grupo H. Com a maioria de seus jogadores atuando no Campeonato Russo, Capello aposta no veterano atacante Kerzhakoc e no jovem meia Dzagoev. 

 Os russos chegam forte para a Copa do Mundo. Eles não participam de um Mundial desde 2002 e ainda não conseguiram avançar da primeira fase com jogadores nascidos apenas na Rússia. Agora, em 2014, eles são favoritos ao lado da Bélgica no grupo H. Com a maioria de seus jogadores atuando no Campeonato Russo, Capello aposta no veterano atacante Kerzhakoc e no jovem meia Dzagoev.

 

O repórter Kaique Lopreto entrevistou o especialista em futebol russo, Thiago Simões, sobre o futebol russo. 

 

Especial Copa do Mundo - Rússia - Tá russo? by TerceiroTempo

Últimas do seu time