O Portal Terceiro Tempo preparou um especial para a Copa do Mundo 2014, com entrevistas, vídeos, culinária e outros quesitos, que só o TT pode unir para para você

O Portal Terceiro Tempo preparou um especial para a Copa do Mundo 2014, com entrevistas, vídeos, culinária e outros quesitos, que só o TT pode unir para para você

Especial Copa do Mundo: Diogo Miloni, Ednilson Valia, Marcos Júnior, Kaique Lopreto, Kennedy Andrés, Roberto Gozzi, Thiago Tufano e Túlio Nassif e Silvio Luiz, o @cowboysl

Twitter: @mnterceirotempo

Facebook: https://www.facebook.com/terceirotempo

 

"O nome pode ser falso, pode ser infiel. Já o apelido tem uma autenticidade total", Nelson Rodrigues explica o futebol belga que recebeu a alcunha de "Diabos Vermelhos".

 

Clique aqui e entenda como Nelson Rodrigues explica o futebol belga

 

 

A famosa “geração belga” chega como possível surpresa para a Copa do Mundo. A Bélgica já participou de 11 Mundiais, mas não conseguiu se classificar para os últimos dois. Em todas as Copas que jogou, os belgas não ficaram os oito melhores, exceto em 1986, quando a seleção, liderada pelo meia Enzo Scifo, alcançou um histórico quarto lugar.

 Enzo Scifo, o camisa 8 da Seleção Belga na Copa do Mundo de 1986, é um dos grandes ídolos da torcida do país. Após demonstrar muito talento no início da carreira, Scifo foi apelidado de “O pequeno Pelé”. Ele conquistou diversos títulos pelo Anderlecht, da Bélgica, e passou pela Inter de Milão, Bordeaux e Monaco.

 Para conseguir a vaga na Copa do Mundo, a Bélgica não passou sufoco. Mesmo em um grupo com as tradicionais Croácia, Sérvia e Escócia, os belgas, em 10 jogos, ganharam oito e empataram dois, tomando apenas quatro gols. Por causa desta campanha, a seleção encantou a Europa e é considerada uma equipe que pode surpreender.

Marc Wilmots ainda não tem uma grande carreira como treinador, mas, pela Seleção Belga, ele foi ídolo como jogador e ainda é querido pela torcida. Após pendurar as chuteiras em 2003, ele assumiu o Schalke 04 e depois passou pelo Saint-Truiden, da Bélgica. A partir de 2009, Wilmots passou a integrar a comissão técnica da Seleção Belga. Três anos depois, ele assumiu como treinador principal da equipe.

 Assim, com uma boa geração de jogadores, Wilmots escala um time bem ofensivo, apostando na boa saída de bola com os volantes e no ataque em velocidade pelas pontas. O time provavelmente será no esquema 4-3-3 com: Courtois (goleiro) – Alderweired (lateral-direito) – Van Buyten e Kompany (zagueiro) – Vertonghen (lateral-esquerdo) – Witsel, Defour e Fallaini (meias) – Hazard, Lukaku e Mirallas (atacantes).

 Eden Hazard é o principal jogador da Bélgica. Desde que chegou ao Chelsea, além de ser o protagonista do time, o ponta assumiu a responsabilidade na seleção também. Com muita velocidade pelo lado esquerdo e com ótima finalização, ele deve estar entre os melhores do mundo nos próximos anos. 

O principal título da Bélgica é a olimpíada de 1920.  Sua melhor campanha em Copas do Mundo foi em 1986, quando ficou em quarto lugar.

A Bélgica ficou fora das duas últimas Copas do Mundo.  Esta será sua décima segunda participação.

A Bélgica fez uma ótima campanha nas eliminatórias europeias, foram oito vitórias e dois empates.

A Bélgica está com sua melhor geração de jogadores. O técnico Marc Wilmots têm boas opções para todos os setores do campo.

Ao lado da Rússia, a Bélgica é a favorita do grupo H, mas vai precisar mostrar isso em campo contra as fracas Argélia e Coreia do Sul.

 

0 – A batalha de egos entre os jovens pode atrapalhar a seleção. Não será fácil para o técnico Wilmots decidir quem ficará no banco.

 1 – Com tantas boas opções e declarada por todos como uma das favoritas, a pressão pode pesar nos jovens jogadores belgas.

 2 – Já que a Bélgica não participou das últimas duas Copas e nem das últimas três Eurocopas, os jogadores não tem tanta experiência internacional com a seleção.

 3 – Marc Wilmots ainda não conseguiu grandes campanhas como treinador. Ele chegou à seleção em 2012 e conseguiu fazer bom trabalho nas eliminatórias, mas ainda há muitas dúvidas sobre ele.

 4 – A lesão de Christian Benteke atrapalhou o planejamento de Wilmots. O atacante do Aston Villa brigaria com Lukaku pela titularidade da seleção.

 5 – Os laterais não são grandes armas ofensivamente. Tanto como Alderweireld, na direita, como Vertonghen, que é um zagueiro improvisado, na esquerda.

 6 – Fellaini e Dembélé não jogaram tão bem na última temporada. A torcida e o técnico esperam o melhor deles para ajudarem a Bélgica e chegar longe no Mundial.

 7 – A grande maioria dos craques da Seleção Belga ainda é jovem, estão abaixo dos 30 anos. Assim, tudo indica que a Bélgica chegará ainda mais forte em 2018.

 8 – O banco de reservas da Bélgica pode mudar uma partida. De Bruyne, Januzaj, Chadli e Mertens são ótimas opções ofensivas para o time.

 9 – Eden Hazard vive um momento especial na carreira. Mesmo com 23 anos, ele foi o protagonista do Chelsea na última temporada e chega em grande momento para o Mundial.

 10 – A seleção conta com pelo menos um grande jogador em cada setor do campo. Um goleiro, pelo menos dois zagueiros, três meias e um atacante já se destacam em cenário mundial.

O formato de três listras da bandeira da Bélgica foi inspirado na da França. Porém, as cores foram retiradas do brasão de armas dos duques de Brabante, região entre a Bélgica e a Holanda. Impulsionados pelo patriotismo e historia do país, o escudo da Federação Belga de Futebol adotou as cores da bandeira e assim, as emprestou para a camisa de sua seleção.

Com a tradicional camisa vermelha, Bélgica e Rússia se enfrentaram na Copa do Mundo de 2002, em um duelo histórico. Após empate contra o Japão e Tunísia, os belgas não podiam sequer repetir esse resultado, pois outro placar igual classificaria os russos. Cientes da situação, a Seleção Belga foi toda ao ataque. Ficou sempre na frente do marcador, mas sofreu com os dois empates da Seleção Russa, que não abria mão da vitória. Contudo, o triunfo de 3 a 2 classificou os “Diabos Vermelhos” para a próxima fase, ocasionando o confronto com o Brasil.

A camisa da Bélgica, confeccionada pela suíça Burrda Sport, possui o vermelho como base. As cores da bandeira preenchem as bordas das mangas e da gola. Há também, a marca d’água em formato de uma coroa. Após o Mundial de 2014, a Seleção Bega passará a vestir uniformes da marca alemã Adidas.

 

Van Damme

Jean-Claude Camille François Van Varenberg, ou simplesmente Van Damme, nasceu no dia 18 de outubro de 1960, na região de Berchem-Sainte-Agathe, em Bruxelas, na Bélgica. Por cinco vezes foi casado. Com Maria Rodriguez, Cynthia Derderian, Darcy LaPier, Megan Honard, e duas vezes com a atual esposa Gladys Portugues. Tem um filho do terceiro casamento, três filhos do quarto e mais dois filhos do último. É um especialista em artes marciais, fisiculturista e ator belga.

Clique aqui e veja a página de Jean-Claude Van Damme na seção "Que Fim Levou?"

 

Atacante belga deve ser emprestado após a Copa!

 Romelu Lukaku provavelmente será o titular no comando do ataque da Bélgica durante a Copa do Mundo, mas ainda não sabe onde jogará após o Mundial. Ele pertence ao Chelsea, porém o técnico José Mourinho já afirmou que não vai contar com ele para a próxima temporada.

 Tudo indica que ele pode ser envolvido na negociação de Diego Costa com os Blues. Assim, ele seria emprestado ao Atletico de Madrid por um ano e depois regressaria ao Chelsea novamente. 

 

Para muitos, a geração belga, que virá ao Brasil disputar a Copa do Mundo, é a melhor formada no país em toda a história. Nas eliminatórias europeias, a Bélgica foi quase perfeita, venceu oito partidas e empatou duas. O time conta com muitos jovens jogadores em ótima fase. Destaque para o goleiro Courtois, o meia Fellaini e o ponta Hazard. A expectativa é que a Seleção Belga chegue longe nesse Mundial, seria uma tragédia se o time caísse na primeira fase. 

 

 

O repórter Kaique Lopreto entrevistou o jornalista Felipe dos Santos sobre a seleção belga e sua possibilidades na Copa do Mundo.

 

Especial Copa do Mundo - Bélgica - é a melhor geração? by TerceiroTempo

Últimas do seu time