Não existe mágica no futebol

Não existe mágica no futebol

Mais uma vez, o São Paulo tem novo treinador. De maneira forçada, é verdade. Edgardo Bauza não foi demitido. Foi realizar o sonho de dirigir a sua seleção argentina. Impossível e incompreensível detê-lo. Como não dava para impedir Juan Carlos Osório no ano passado de ir para o México. Por mais que algo me diga que se o momento político tricolor fosse menos poluído nos tempos de Carlos Miguel Aidar, Osório poderia ter ficado...mas não tenho bola de cristal. Tenho fatos. E, com poluição política ou não, a questão é que desde Muricy Ramalho na passagem do tricampeonato brasileiro da década passada, nenhum treinador se firma mais no Morumbi.

Não sejamos rasos de afirmar que ninguém se firma porque não ganha nada. Histórias de ovo e/ou galinha, é fresquinho e/ou vende mais, não cabem no futebol atual. Direto e reto: o São Paulo de hoje não tem nada de soberano, é um clube com uma visão antiquada de futebol, que acha que as glórias e a aura do passado lhe darão sucesso no presente.

Ricardo Gomes, Sérgio Baresi, Paulo César Carpegiani, Adílson Baptista, Emerson Leão, Ney Franco, Paulo Autuori, Muricy Ramalho, Milton Cruz, Juan Carlos Osório, Doriva e Edgardo Bauza e novamente agora Ricardo Gomes. Doze técnicos em sete anos (desde 2009). Obra do acaso apenas um título neste período todo? A Copa Sulamericana de 2012 com Ney Franco...

Pegue todos os nomes acima que tive o cuidado de escrever um a um na exata sequência em que foram contratados (fora o antes onipresente e tampão Milton Cruz). Vê alguma semelhança no trabalho deles? Ou o que chega é sempre bem o oposto daquele que saiu?

Não existe mágica no futebol. Se a diretoria de um clube não traçar um planejamento a médio prazo que estipule um modelo de jogo a ser seguido, baseado na cultura, história e filosofia do clube e a partir disso buscar treinador e jogadores que se enquadrem nisso, cada conquista será bem obra do acaso.

Ricardo Gomes estava no Botafogo, dentro da zona de rebaixamento, vindo de um vice-campeonato carioca, onde o nível é fraquíssimo e de uma Serie B do Brasileiro. Isso o credencia a voltar ao Morumbi? A equipe carioca, com o sabido elenco de baixa qualidade, apresentava uma organização tática incrível, com variações ofensivas e defensivas de deixar até Pep Guardiola surpreso? Não, né....Mais um erro da diretoria são-paulina. Mas calma, torcedor. O próximo técnico será exatamente o contrário de Ricardo Gomes.

Últimas do seu time