Paulista de 29 anos esteve na redação do Portal Terceiro Tempo. Foto: Wellington Fernandes

Paulista de 29 anos esteve na redação do Portal Terceiro Tempo. Foto: Wellington Fernandes

Vencedor da segunda corrida da rodada dupla da Stock Car no traçado gaúcho do Velopark, em Nova Santa Rita, o piloto paulista Diego Nunes (União Química Racing), visitou a redação do Portal Terceiro Tempo na última sexta-feira (29) e fez um balanço das duas primeiras etapas do campeonato da categoria.

Aos 29 anos, com passagem pelo automobilismo europeu, na Fórmula 3000 e GP2, Diego estreou na Stock Car em 2010, ano em que venceu sua primeira corrida, no encerramento daquela temporada, em Curitiba, prova que coroou Max Wilson como campeão.

As duas vitórias de Diego na Stock Car aconteceram sob a batuta de  Eduardo Bassani, seu chefe em 2010 e agora, porém em circunstância bem distintas, como frisou o piloto, não só pela dinâmica das provas como pela estrutura da equipe , que agora conta com um aporte financeiro mais robusto, além da presença do engenheiro argentino Gustavo Câmara.

Diego estará em ação novamente pela Stock no dia 22 de maio, quando acontece a terceira etapa do campeonato, a rodada dupla em Goiânia. 

PRIMEIRAS IMPRESSÕES EM CURITIBA

Diego Nunes: Em Curitiba a organização da equipe ainda estava no começo, com a chegada do Gustavo Câmara, então a gente sofreu um pouco, mas, por outro lado, o carro já vinha se mostrando especial, digamos assim, com o primeiro lugar no primeiro treino, sempre rápido, entrava na pista e em três ou quatro voltas já estava entre os três primeiros, então ficamos bem surpresos com o desempenho do carro em Curitiba.

A CORRIDA DE DUPLAS EM CURITIBA

Diego Nunes: A corrida não valia muitos pontos, então nossa maior preocupação era com o desempenho do carro e organizar a equipe para a segunda etapa, que é quando de fato começa o campeonato. Mas, mesmo assim eu andei muito bem, entre os três primeiros e o Dennis (Dirani) andou muito bem, entre os oito primeiros, o que é bom, porque foi a primeira vez dele com o carro do Stock, andando com pilotos experientes, como o Pizzonia e os irmãos Sperafico, entre outros. Eu comecei a ter problema na quinta volta, no câmbio, sem conseguir reduzir marcha, que não entrava e entrava o punta-taco me empurrando para frente no meio da freada e não reduzia a marcha, mesmo problema que o Dennis tinha, mesmo assim nos mantemos entre os dez primeiros, o máximo que conseguíamos fazer, apesar do carro estar bem de `chão´, de chassi. Felizmente foi nessa primeira corrida, deu para corrigir a parte elétrica do carro, que ficou perfeito para o Velopark.

1ª PROVA DA RODADA DUPLA NO VELOPARK

Diego Nunes: Nós tivemos um erro bobo de calibragem na tomada de tempo, não só a gente, o Thiago Camilo também e acabamos largando em 15º, mas eu sabia que tinha carro para terminar entre os oito. Na primeira corrida deu tudo certo, acabei terminando em décimo e não quis arriscar gastando mais pushs, porque eu sabia que ali eu largaria na pole.

VITÓRIA NA 2ª PROVA DA RODADA DUPLA NO VELOPARK

Diego Nunes: De uma corrida para outra você só pode mexer em asa e calibragem. E justamente a calibragem traseira tinha passado um pouco do ponto e aí o carro vira um `sabão´com a calibragem mais alta. Refizemos a calibragem e eu tinha um um outro carro na mão na segunda prova, abrindo dois segundos do Valdeno (Brito) em sete voltas, mas entrou um safety-car, o que acabou me atrapalhando, porque acho que teria aberto mais uns três segundos, e eu ficaria mais tranquilo para o final. Então eu dei tudo, fazendo voltas de classificação, mas nisso eu destruí pneus e o carro, já no limite, nas últimas quatro voltas, com o freio superaquecido, com o pedal baixando e eu comecei a tirar o pé para não errar, não travar roda nem estourar um pneu, então nas três últimas voltas que eu dei uma aliviada o Valdeno se aproximou. E foi uma disputa de `xadrez´. Eu consegui prever um push que ele daria na penúltima volta, e como são possíveis apenas o push uma volta sim e outra não, e ele não tinha mais, aí foi só me manter na frente para ganhar a corrida.

Vitória de ponta a ponta na segunda bateria no Velopark. Foto: Vanderley Soares

Eduardo Bassani comemorando com Diego Nunes o triunfo na etapa gaúcha disputada no Velopark. Foto: Vanderley Soares

COMPARAÇÃO COM A PRIMEIRA VITÓRIA NA STOCK, EM 2010

Diego Nunes: Foi uma corrida bem diferente, com chuva. Lá ganhamos na estratégia do Bassani, ele resolveu arriscar, trocar pneu antes de começar a chover. Se não me engano, além de mim, o Júlio Campos, o Xandinho Negrão e o Alceu Feldmann fizeram isso. Eu era quarto quando voltamos e meu carro estava muito rápido e eu consegui ultrapassar todos para ganhar. Mas, como falei, foi mais na estratégia, a gente não tinha um carro tão competitivo, apesar de um quarto lugar no Velopark e havíamos andado bem em Interlagos. Mas não tínhamos todo o patrocínio necessário, estávamos apertados de grana, andamos bem até pelo que tínhamos na mão, e acabou sendo um bom ano de estreia.

PRÓXIMA ETAPA DA STOCK, EM GOIÂNIA

Diego Nunes: Goiânia talvez seja até a minha preferida, gosto muito de lá. E, pelo que senti do carro em Curitiba e no Velopark, que são pistas muito diferentes, e o carro se comportou bem nas duas, eu tenho convicção que estaremos entre os três ou quatro primeiros colocados. Eu não bati o carro, que está todo montado, foi revisado, foi feito um trabalho muito especial em cima dele. Além disso o meu motor foi passado por uma revisão, eu estava com nove cavalos a menos na corrida do Velopark por um problema de válvulas que foi resolvido, e tenho certeza que estaremos rápidos novamente, andando entre os primeiros para manter essa constância e chegarmos à frente no final do campeonato. Estou muito animado e feliz com o novo patrocínio que firmei, com a É Nozes.

O empresário Wellington Fernandes e o piloto Diego Nunes, na antessala da redação do Portal Terceiro Tempo. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

CALENDÁRIO/2016 - STOCK CAR

Etapas realizadas:

1ª etapa - 06 de março: Curitiba (PR) - Vitória de Marcos Gomes/Antonio Pizzonia (Corrida de Duplas) - Voxx Racing
2ª etapa - 10 de abril: Velopark (RS) -  Vitórias de Cacá Bueno - Red Bull Racing (Corrida 1) e Diego Nunes - União Química Racing (Corrida 2)

Etapas restantes:

3ª etapa - 22 de maio: Goiânia (GO)
4ª etapa - 05 de junho: Santa Cruz do Sul (RS)
5ª etapa - 26 de junho: Tarumã (RS)
6ª etapa - 17 de julho: Cascavel (PR)
7ª etapa - 11 de setembro: Interlagos (SP) Corrida do Milhão
8ª etapa - 25 de setembro: Londrina (PR)
9ª etapa - 16 de outubro: Brasília (DF)/alternativo
10ª etapa - 6 de novembro: Goiânia (GO)
11ª etapa - 20 de novembro: Curvelo (MG)
12ª etapa - 11 de dezembro: Interlagos (SP)

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time