A Euro sem sede fixa terá 24 seleções, divididas em seis grupos de quatro equipes cada

A Euro sem sede fixa terá 24 seleções, divididas em seis grupos de quatro equipes cada

A Uefa definiu nesta sexta-feira as sedes da Eurocopa de 2020. Diferente do que acontece desde a primeira edição do torneio, em 1960, o título em questão será disputado sem um país-sede (ou dois, como em 2000, 2008 e 2012). Desta vez, 13 cidades de diferentes países receberão as partidas da competição.

A Euro sem sede fixa terá 24 seleções, divididas em seis grupos de quatro equipes cada. Cada partida será disputada em campo previamente determinado. As semifinais e a final, por exemplo, serão disputadas no Estádio de Wembley, em Londres.

Inicialmente, 40 cidades (de 32 países) demonstraram interesse oficial em sediar as partidas da Euro 2020. Oficialmente, a Uefa aceitou 19 das candidaturas, uma de cada país. Em 26 de abril, definiu as 13 escolhidas. Nesta sexta-feira, a entidade anunciou quem recebe o quê.

As candidaturas, aliás, merecem uma explicação independente. Cada cidade poderia se interessar pelo "pacote padrão" ou pelo "pacote finais". No primeiro caso, a sede escolhida receberia jogos da fase de grupos, chegando até as quartas de final. No segundo caso, mais restrito, o estádio escolhido receberia também as duas semifinais e a final.

Das 19 candidaturas oficiais, seis foram descartadas na definição de abril: Minsk (Bielorrússia), Sofia (Bulgária), Jerusalém (Israel), Skopje (Macedônia), Solna (Suécia) e Cardiff (País de Gales). Países como Portugal, França, Grécia, Turquia, Ucrânia e Suíça não se candidataram oficialmente.

Desta forma, com 13 cidades escolhidas, a Uefa definiu a participação de cada uma. Bruxelas (Bélgica), Copenhague (Dinamarca), Budapeste (Hungria), Dublin (Irlanda), Amsterdã (Holanda), Bucareste (Romênia), Glasgow (Escócia) e Bilbao (Espanha) receberão três partidas cada uma na primeira fase, além de um jogo das oitavas de final. Os jogos em questão ainda serão definidos dentro de cada grupo.

Escolhidas mediante votação, as cidades de Baku (Azerbaijão), Munique (Alemanha), Roma (Itália) e São Petersburgo (Rússia) receberão também três jogos cada da primeira fase, além de um jogo das quartas de final. Londres (Inglaterra) entra na competição apenas para os três últimos jogos: duas semifinais e a final.

Apenas Londres e Munique estavam na disputa do "pacote finais". Preterida, a cidade alemã recebeu o mesmo pacote das demais cidades: três jogos da fase de grupos e um do mata-mata. A capital inglesa, por sua vez, receberá sua primeira grande final desde a Euro 1996, decidida também em Wembley.

"É legal ganhar uma", disse o presidente da Football Association, Greg Dyke, brincando com as candidaturas frustradas da Inglaterra a sediar as Copas do Mundo de 2006 e 2018. "Wembley é um grande estádio, e estamos felizes por sediarmos as finais da competição", completou.

Foto: UOL

Últimas do seu time