Apesar da pressão para escalar os vice-campeões da Copa São Paulo de Futebol Júnior do ano passado pelo Goiás, Enderson não deu sequência para os atletas que subiram ao profissional

Apesar da pressão para escalar os vice-campeões da Copa São Paulo de Futebol Júnior do ano passado pelo Goiás, Enderson não deu sequência para os atletas que subiram ao profissional

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

O técnico Enderson Moreira, que chegou ao Santos com o perfil de utilizar os jogadores das categorias de base, tradição do clube paulista, tem um passado que coloca em xeque o seu trabalho na Vila Belmiro. Isso porque o treinador já preteriu revelações do Goiás, onde se destacou para o futebol e, inclusive, foi cobrado pelo presidente da época, João Bosco Luz.

Apesar da pressão para escalar os vice-campeões da Copa São Paulo de Futebol Júnior do ano passado pelo Goiás, Enderson não deu sequência para os atletas que subiram ao profissional – casos do meia Liniker, do atacante Erik, dos laterais Mário Sérgio e Clayton Sales, e dos zagueiros Pedro Henrique e Felipe Macedo.

No Santos, Enderson Moreira já começa a preterir os "pratas da casa". Gabriel Barbosa, principal revelação do clube após a Era Neymar, virou reserva no segundo jogo sob do comando do novo treinador. Mesmo com o status de artilheiro do time em 2014, com 16 gols, e com convocações para as seleções de base, Gabigol perdeu a posição de titular.

Enderson Moreira alega que as negociações para a renovação contratual prejudicam a concentração de Gabriel. A revelação santista tem contrato com o clube até setembro do próximo e já reduziu sua pedida salarial três vezes para renovar o vínculo, mas ainda não recebeu a resposta do Santos.

O UOL Esporte apurou que Gabigol quer receber a metade do salário de Leandro Damião, que ganha pouco mais de R$ 400 mil mensais no Santos.

"O Gabriel tem extrema qualidade, é um bom definidor, tem aquela identificação com o gol, mas, evidente, que como jogador novo ele tem coisas a ganhar para a sua construção profissional. Então, nesse momento, isso atrapalha, ou deve atrapalhar de alguma forma, porque o jogador precisa estar preocupado só com o campo e ele está em formação, tem alguns quesitos a melhorar", disse o treinador.

"Não só com ele que está em evidência, mas tenho conversado muito com outros para que possam estar preparados para as oportunidades. A direção tem mantido as conversas, mas cabe ver os interesses do clube e dele. Evidente que, naturalmente, sei que o Gabriel deseja muito permanecer porque é criado aqui, sabemos de todo o carinho que tem da torcida, toda a atenção que o clube sempre lhe proporcionou. Então, ele tem esse desejo, mas é uma discussão contratual e só as duas partes podem chegar a um denominador comum para os dois lados. Converso, não só com ele, mas com todos os atletas. Estamos sempre passando um detalhe, um caminho", completou.

Além de Gabriel Barbosa, o volante Alison, também convocado com frequência pelo técnico Alexandre Gallo e titular absoluto na passagem de Oswaldo de Oliveira no Santos, tem sua posição ameaçada por Souza.

Caso o time titular do Santos se consolide com Aranha, Cicinho, Edu Dracena, David Braz, Mena; Arouca, Souza, Lucas Lima; Thiago Ribeiro, Leandro Damião e Robinho, o clube do litoral paulista terá apenas o camisa 7 nas escalações iniciais como "prata da casa".

FOTO: UOL

Últimas do seu time