Piloto da Ferrari andou com o recurso no TL1, em Silverstone. Foto: Scuderia Ferrari

Piloto da Ferrari andou com o recurso no TL1, em Silverstone. Foto: Scuderia Ferrari

O alemão Sebastian Vettel foi o primeiro a testar o Shield, o recurso elaborado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) que visa proteger os pilotos em seu cockpit, na primeira sessão livre desta sexta-feira (14) em Silverstone, palco da décima etapa do Mundial de Fórmula 1, o GP da Grã-Bretanha, que acontece no domingo (16), com largada às 9h (de Brasília).

Depois de descartar duas outras alternativas, o Halo e o Aeroscreen, testados durante a temporada do ano passado, a tendência é a de que o Shield, produzido pela empresa italiana Isoclima, seja adotado já a partir de 2018, o que vai contra a opinião de Christian Horner, por exemplo, o chefe de equipe da Red Bull, que preconiza que o mesmo tenha uma bateria mais longa de testes até sua efetiva implementação.

De qualquer forma, pelo menos no aspecto de visibilidade ao piloto ele é infinitamente melhor que o Halo, com suas hastes laterais e frontal. Porém, a parte superior e lateral da cabeça do piloto não fica protegida. Uma roda, por exemplo, atingindo estas partes do habitáculo, segue sendo o principal problema para os competidores.

Ainda assim, Vettel queixou-se, dizendo que se sentiu "tonto, como se fosse vesgo". E também relatou que o vidro chegou a embaçar em alguns momentos.

No segundo treino livre, Vettel não mais utilizou o recurso. Na sessão, Valtteri Bottas (que já havia sido o mais rápido no período matutino), voltou a liderar. CLIQUE AQUI E VEJA COMO FOI.

ABAIXO, VÍDEO DA FERRARI DE VETTEL DURANTE O 1º TREINO LIVRE EM SILVERSTONE, NESTA MANHÃ

 


 

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL BELLA MACCHINA DO YOUTUBE. ENTREVISTAS COM PILOTOS E O PROGRAMA "NOTAS DO CARSUGHI", COM O MESTRE AO LADO DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI FALANDO SOBRE F1, MOTOGP, STOCK CAR WEC, F-E, INDY E MUITO MAIS

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

 

COLUNAS: CLIQUE AQUI E ACESSE OS TEXTOS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI NO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time