Por conta da fragilidade dos adversários, o que mais importa para o Atlético nas primeiras rodadas é dar sequência ao trabalho de pré-temporada

Por conta da fragilidade dos adversários, o que mais importa para o Atlético nas primeiras rodadas é dar sequência ao trabalho de pré-temporada

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

Os primeiros 20 minutos do Atlético-MG diante do Tupi, na estreia do Campeonato Mineiro, foram impressionantes. O time de Levir Culpi fez dois gols e criou pelo menos outras duas oportunidades. O que foi determinante para o triunfo por 2 a 0, na primeira rodada da competição, com gols de Dátolo e Lucas Pratto, os argentinos que comandaram o Atlético na tarde deste domingo, no Independência.

Por conta da fragilidade dos adversários, o que mais importa para o Atlético nas primeiras rodadas é dar sequência ao trabalho de pré-temporada. E nisso o time foi bem, venceu o Tupi com tranquilidade, apesar de alguns minutos de oscilação, entre o final da etapa inicial e o começo do segundo tempo. Assim, mais do que o resultado, a intensidade da equipe no início da partida e as inúmeras chances criadas ao longo dos 90 minutos certamente vão fazer o técnico Levir Culpi dormir tranquilo.

Fases do jogo: Seis minutos. Esse foi o tempo que o Atlético precisou para abrir o placar contra o Tupi. Entre o início do jogo e o gol de Dátolo, a equipe de Juiz de Fora mal conseguiu tocar na bola. E olha que o pontapé inicial foi do time visitante. Com o estilo de jogo já conhecido, de muita velocidade e intensidade, o Atlético jogou no campo de ataque durante os primeiros 20 minutos.

Dátolo abriu o marcador em bela cobrança de falta, sem chance alguma para o goleiro Glaysson. A pressão atleticana era facilitada pela defesa do Tupi, que parecia perdida em campo e errava na linha de impedimento. Carlos teve uma boa chance, aos 16, mas não aproveitou. No minuto seguinte Lucas Pratto não bobeou. O argentino recebeu de Luan e bateu com categoria para fazer o segundo dele em duas partidas pelo Atlético.

Com o resultado mais confortável e o calor, por volta de 32 graus, a equipe de Levir Culpi diminuiu a intensidade, permitindo algumas boas chegadas do Tupi. O zagueiro Maílson e meia Noé tiveram boas oportunidades, mas ambos finalização para fora. O final do primeiro tempo definitivamente não foi bom para o Atlético, que ainda perdeu Douglas Santos. O lateral saiu machucado, dando lugar a Pedro Botelho.

A etapa final seguia como terminou a primeira, com o Atlético abusando de errar passes e com muita firula no meio de campo. O Tupi continuou acreditando na reação e quase diminuiu com Marco Goiano, que cabeceou para a boa defesa de Victor. A chance criada pelo time de Juiz de Fora serviu para acordar o Atlético, que passou a jogar no campo de ataque, embora sem a intensidade dos primeiros minutos da partida.

O suficiente para tornar o goleiro Glyasson no grande nome do Tupi. O camisa 1 da equipe de Juiz de Fora fez pelo menos três grandes defesas, além de contar com ajuda da trave. Mais inteiro fisicamente e com mais opções no banco de reservas, o Atlético tocou a bola nos minutos finais e não deu mais chances ao adversário, para começar muito bem o Campeonato Mineiro 2015.

O melhor: Dátolo Vestindo a camisa 10 que já foi de Ronaldinho, o meia foi muito bem. Um golaço de falta e boas jogadas. Não fosse a trave, teria feito dois gols.

O pior: BID da CBF. Por conta da dificuldade em registrar jogadores, o Tupi não contou com vários jogadores, inclusive alguns titulares. No banco eram apenas seis, sendo dois goleiros.

Chave do jogo: Começo avassalador. O Atlético botou ritmo forte nos primeiros minutos de jogo e antes dos 20 já vencia por 2 x 0, além das chances perdidas.

Para lembrar:

Mamoré: O próximo jogo do Atlético no Campeonato Mineiro vai ser em Patos de Minas, contra o Mamoré, no sábado (7/2), às 17h.

Castigo: Pelo segundo jogo consecutivo o atacante Jô ficou no banco de reservas. Mas assim como foi na partida contra o Shakhtar, o centroavante não entrou em campo.

Jogo-treino: Para dar ritmo a todos os jogadores, o Atlético tem um jogo-treino nesta segunda-feira, na Cidade do Galo. Atividade para quem não enfrentou o Tupi ou jogou pouco.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 2 x 0 TUPI

Data: 1/2/2015 (domingo)
Horário: 17h (de Brasília)
Motivo: 1ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Público: 12.402
Renda: R$ 324.977,50
Arbitragem: Marco Aurélio Fazekas Ferreira (árbitro); Guilherme Dias Camilo e Márcio Eustáquio Santiago (assistentes)
Cartões amarelos: Dátolo (CAM) Genalvo e Marco Goiano (TUP)
Gols: Dátolo aos 6min, Lucas Pratto aos 16min do primeiro tempo; xx aos xmin do segundo tempo

ATLÉTICO-MG
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos (Pedro Botelho); Leandro Donizete, Rafael Carioca, Dátolo (Dodô) e Luan; Carlos (Maicosuel) e Lucas Pratto
Treinador: Levir Culpi

TUPI
Glaysson; Paulo Roberto, Silvio, Maílson e Fabrício Soares; Genalvo, Noé, Ulisses (Osmar), Marco Goiano e Danilo (Rafael Assis); Daniel Morais (Ademilson).
Treinador: Felipe Surian

Foto: UOL

Últimas do seu time