O Atlético-MG enfrenta o Coritiba, neste domingo, às 19h30, no Independência, em ritmo de festa e de despedida

O Atlético-MG enfrenta o Coritiba, neste domingo, às 19h30, no Independência, em ritmo de festa e de despedida

Bernardo Lacerda
Do UOL, em Vespasiano (MG)

O Atlético-MG enfrenta o Coritiba, neste domingo, às 19h30, no Independência, em ritmo de festa e de despedida. O duelo, válido pela 37ª rodada, que poderá complicar a situação do time de Curitiba, será o primeiro jogo depois da conquista do título inédito da Copa do Brasil e marcará também, a última partida do clube sob comando do presidente Alexandre Kalil.

O duelo deste domingo, no entanto, será festivo somente para o lado atleticano. Lutando para permanecer na Série A, o Coritiba entra em campo sabendo que depende somente dos seus próprios resultados. A equipe paranaense, que iniciou a rodada em 15º lugar com 41 pontos, pretende aproveitar o ambiente de 'férias antecipadas' do adversário para se livrar da ameaça de queda.

Pelo lado atleticano, a direção do clube decidiu que levará o troféu da Copa do Brasil para o Independência, para que os atletas possam dar a volta olímpica em casa, diante da sua torcida. No Mineirão, após o duelo contra o Cruzeiro, vencido por 1 a 0, a equipe alvinegra recebeu o troféu em campo e comemorou com a sua torcida, que estava em menor número no estádio, apenas 1.813 pessoas. Por isso, o confronto no Independência será o primeiro encontro do time campeão com seu torcedor em peso.

"Vamos comemorar essa vitória, nós que temos que valorizar. O Cruzeiro está de parabéns, vai comemorar e deve comemorar o bicampeonato nacional. Mas ao lado deles tem o Atlético que conquistou o título em cima do maior rival. Temos é que comemorar lá no domingo contra o Coritiba", disse o técnico Levir Culpi.

O compromisso com o Coritiba marcará também o jogo final de Alexandre Kalil como presidente do Atlético. O dirigente deixará o cargo na próxima quarta-feira, sendo substituído por Daniel Nepomuceno, após seis anos de mandato. Antes do confronto, o dirigente concederá entrevista coletiva no Independência.

"Vai ser o último jogo de Kalil em Belo Horizonte. E vai ser um prazer para nós porque ele é um visionário e maluco, porque contratou Ronaldinho quando ninguém queria. Depois foi para Curitiba me contratar, não estou comparando com o Ronaldinho. É uma forma de agradecer o que ele fez pela gente", ressaltou o treinador, amigo do dirigente.

Com festa do lado de fora de campo, o Atlético quer vencer o Coritiba, até como forma de se despedir da temporada. Contra o Botafogo, na última rodada, em Brasília, a equipe deverá ser formada basicamente por reservas. Neste domingo, Levir Culpi já definiu que os titulares em boas condições físicas estarão em campo.

Mesmo já tendo a vaga para a próxima Libertadores garantida, e como cabeça de chave, o comandante alvinegro criou o objetivo de terminar o Brasileirão no G4, vislumbrando assim a premiação que o clube conquistará junto a CBF. Para isso acontecer, Levir deseja somar seis pontos nos dois jogos finais e complicar a vida de Coritiba e Botafogo.

No time paranaense, o técnico Marquinhos Santos precisou fazer mudanças na equipe porque Welinton não treinou durante toda a semana e não deverá ter condições de jogo. Bonfim pinta como principal opção na zaga paranaense. O volante Sérgio Manoel também pode ser escolhido.

Quem também ganhará oportunidade é o meio-campo Dudu no lugar do suspenso Zé Love. O zagueiro Leandro Almeida não espera ter um confronto facilitado pelo fato de o adversário ter sido campeão da Copa do Brasil essa semana.

"O Atlético-MG possui um grupo forte e mostrou isso durante toda a competição. Tenho certeza que quem for escolhido formará um time competitivo. Precisamos estar preparados para alcançar o nosso objetivo", disse o zagueiro Leandro Almeida, ao site oficial do clube paranaense.

ATLÉTICO-MG X CORITIBA

Data: 30/11/2014 (domingo)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Local: Independência, Belo Horizonte (MG)
Árbitro:  Pablo dos Santos Alves (ES)
Auxiliares: Cleriston Clay Barreto (SE) e Fabiano da Silva Ramires (ES)
 
Atlético-MG
Victor; Marcos Rocha, Réver, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete, Josué, Dátolo e Diego Tardelli; Dodô e Carlos
Técnico: Levir Culpi
 
Coritiba
Vanderlei; Luccas Claro, Leandro Almeida e Bonfim; Norberto, Helder, Robinho, Dudu, Alex e Carlinhos; Joel
Técnico: Marquinhos Santos

Foto: UOL

Últimas do seu time