A partida ainda marcou a estreia do jovem atacante João Paulo, 18, promovido das categorias de base

A partida ainda marcou a estreia do jovem atacante João Paulo, 18, promovido das categorias de base

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

Em dia de protesto contra elenco e diretoria, o São Paulo venceu o Joinville por 3 a 0 pela terceira rodada do Brasileirão. O jogo, disputado neste sábado (23) no Morumbi, começou com críticas intensas a Luis Fabiano e terminou com grande atuação de Alexandre Pato. Um tempo jogado por cada um dos atacantes e cenários opostos. Titular, Luis Fabiano foi chamado de "pipoqueiro" e deixou o campo no intervalo, apagado. Pato entrou no segundo tempo, deu uma assistência e marcou um gol.

Fases do jogo

O apito inicial foi dado sob os gritos de "Luis pipoqueiro", que resultaram em um confronto entre torcedores organizados e comuns - estes não gostaram do insulto ao camisa 9 e tentaram abafar as críticas, com o tradicional grito são-paulino para Luis Fabiano.

Os primeiros 15 minutos do São Paulo foram intensos. A equipe dominou o campo ofensivo e pressionou muito a saída de bola do Joinville, o que resultou em diferentes oportunidades de gol.

Na primeira grande chance do jogo, Michel Bastos avançou pela esquerda e cruzou para Thiago Mendes. O meia direita cabeceou e viu o goleiro Oliveira fazer excelente defesa.

O São Paulo abriu o placar logo depois. O lateral direito Bruno limpou um marcador com belo drible pela direita e cruzou para a área. Encontrou o zagueiro Dória em posição ofensiva, que, bem posicionado, marcou o primeiro gol do jogo.

Ainda no primeiro tempo, o São Paulo teria mais uma grande chance de gol. O Joinville, que insistiu na saída de bola curta, perdeu a posse logo após o primeiro toque, na entrada da área defensiva. Souza desarmou, mas em vez de finalizar preferiu passar de calcanhar para Paulo Henrique Ganso. Sem espaço, o meia tocou para Luis Fabiano, que, marcado, não conseguiu encontrar ângulo para chute.

O São Paulo perdeu intensidade na primeira etapa e saiu para o intervalo em ritmo muito mais lento do que no início da partida. Isso mudaria no começo do segundo tempo, com a entrada de Alexandre Pato no lugar do criticado Luis Fabiano, que saiu amenizando os insultos: "Estou aqui para fazer meu trabalho, minha profissão. Torcedor tem todo direito de se manifestar da maneira que achar melhor, pagou ingresso e veio. Dentro do estádio a gente até atura, mas fora do estádio que fica um pouco chato. Eu não estou chateado. O negócio é ficar tranquilo e tentar desempenhar da melhor maneira possível. Todo mundo sabe o carinho que tenho pelo clube, quero sair da melhor maneira possível", falou.

O São Paulo ampliou depois de recuperar o ritmo intenso de jogo. Paulo Miranda roubou bola, fez boa jogada, tocou para Ganso. O camisa 10 passou para Alexandre Pato, que deu bela assistência para Michel Bastos - ele chutou forte, de esquerda, da entrada da área, e marcou o segundo gol do São Paulo. Gol para comemorar sua renovação de contrato, divulgada pelo clube neste sábado. Agora, Michel joga no Morumbi até o fim de 2017.

Quem trabalhou pouco foi Rogério Ceni. O goleiro são-paulino levou um susto em uma das primeiras jogadas da partida, mas depois quase não foi exigido pelo Joinville, que teve muitos problemas para ter a bola no campo de ataque e entrar na área do São Paulo. No início da partida, os mesmos torcedores que xingaram Luis Fabiano pediram: "Não para, Rogério".

No fim da partida, Alexandre Pato recebeu de Thiago Mendes e finalizou de esquerda, da entrada da área, no canto do gol de Oliveira. O gol completou uma bela atuação do atacante, que foi muito superior a Luis Fabiano.

A partida ainda marcou a estreia do jovem atacante João Paulo, 18, promovido das categorias de base nessa semana. Ele entrou durante o segundo tempo.

O melhor: Alexandre Pato

Entrou no segundo tempo, deu uma assistência para Michel Bastos e, no fim, fez um gol. Participou de dois dos três gols do jogo. Menção honrosa para Michel Bastos, que, no dia em que comemorou a renovação de contrato até o fim de 2017, marcou um gol em bela finalização depois de receber passe de Pato. No início do jogo, caprichou em cruzamento e faltou pouco para que o passe para Thiago Mendes se transformasse em uma assistência.

O pior: Kempes

O atacante do Joinville não conseguiu jogar. Saiu da partida no segundo tempo depois de ter participado muito pouco. Não contribuiu para o time.

Toque dos técnicos:

Milton Cruz treinou com duas formações na sexta-feira, no CT da Barra Funda. A primeira tinha Pato e Luis Fabiano no ataque. A segunda, só Luis Fabiano, com Thiago Mendes na direita - escolheu essa para a partida.

Mostrou, porém, que promove um revezamento entre os dois atacantes, como afirmou antes do jogo começar ao Premiere FC: "O pato vinha tento uma sequência de jogos, estamos fazendo revezamento. Pato está treinando bem, Luis Fabiano está treinador bem", falou.

Foto: UOL

Últimas do seu time