O torcedor do Atlético-MG tem pouco do que se queixar das últimas duas temporadas

O torcedor do Atlético-MG tem pouco do que se queixar das últimas duas temporadas

Victor Martins
Do UOL, em Belo Horizonte

O torcedor do Atlético-MG tem pouco do que se queixar das últimas duas temporadas. A equipe conquistou as inéditas Copa Libertadores, Recopa Sul-Americana e Copa do Brasil, essa sobre o maior rival, o Cruzeiro. Aliás, o time alvinegro tem sobrado nos clássicos, já são oito partidas de invencibilidade ou 18 meses sem perder no maior duelo de Minas Gerais. Certamente o ponto negativo nesse período foi a derrota na semifinal da Copa do Mundo de Clubes, para o Raja Casablanca-MAR.

Sonhando em disputar a competição da Fifa mais uma vez e manter a ótima fase de grandes conquistas, o Atlético elegeu cinco pilares para repetir em 2015 o sucesso das duas temporadas anteriores. Mais do que a Copa Libertadores, o atleticano tem o desejo de ganhar o Campeonato Brasileiro, o que não acontece desde 1971.

"O Brasileiro é único título que me falta dentro do Atlético e eu vou buscar essa conquista, junto dos meus companheiros. Nós temos condições para isso. Estamos acompanhando que as outras equipes estão se reforçando, mas o Atlético, por ter mantido a base, tem total condição de entrar e brigar pelo título do Campeonato Brasileiro", comentou o lateral direito Marcos.

Além da Libertadores e da principal competição nacional, a equipe alvinegra tem mais dois desafios em 2015. A Copa do Brasil, conquistada no ano passado, e o Campeonato Mineiro. E quem sabe até a disputa por uma quinta taça pode acontecer, desde que vença o torneio continental e se classifique para o Mundial, em dezembro. Por isso, a diretoria do clube aposta em cinco pilares de sucesso. Veja abaixo quais são.

Base mantida

É verdade que muitos jogadores que venceram a Copa Libertadores com o Atlético em 2013 já deixaram o clube. No entanto, as trocas na Cidade do Galo foram gradativas e sempre com reposição. Em relação ao time que venceu a Copa do Brasil há quase dois meses, apenas uma baixa, a saída do atacante Diego Tardelli. A manutenção do elenco e, consequentemente, de um time entrosado é o primeiro pilar atleticano para 2015.

"A dificuldade sempre vai ter, são competições difíceis e adversários qualificados. Mas vejo o Atlético com potencial para brigar por grandes conquistas. É uma equipe que manteve a estrutura, que tem uma base vencedora. O que qualifica o Atlético a brigar por títulos, mesmo sabendo das qualidades dos seus adversários", comentou o goleiro Victor, que é um dos oitos jogadores do elenco com mais de 100 jogos pelo clube. Além de Josué e Luan, que estão em contagem regressiva para atingirem a marca de três dígitos.

Elenco recheado

Em condições normais o técnico Levir Culpi tem 36 jogadores à disposição. Neste momento da pré-temporada, o treinador pode usar 33 atletas, já que o volante Eduardo está com a seleção brasileira sub-20, enquanto Eron e Guilherme estão no departamento médico. Com isso, são pelo menos três opções para cada posição. Como a meta é repetir as últimas duas temporadas, quando o Atlético disputou mais de 70 partidas, esse grande número jogadores faz a diferença no decorrer do ano. É possível descansar os titulares, além de não sofrer muito com ausências por suspensão, lesão ou convocação.

"Nós usaremos todos os atletas em todas as posições. Temos um plantel qualificado e muitas competições para disputar neste ano. Então será uma disputa sadia. Queremos jogar todos os campeonatos em alto nível para buscar títulos neste ano", comentou o capitão Leonardo Silva, que em 2014 ficou fora de 22 das 74 partidas do Atlético.

Convocações

Clube brasileiro que mais cedeu jogadores para a seleção na última Copa do Mundo, o Atlético tem convivido com muitas convocações. Com uma série de jogadores selecionáveis, o bom rendimento da equipe pode ser o diferencial. Victor, Marcos Rocha, Douglas Santos e Jô foram lembrados nos últimos meses. Outro fator importante é a disputa dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. O elenco atleticano conta com muitos atletas jovens e que almejam uma participação olímpica. Portanto, a busca de metas individuais através do sucesso coletivo é outro pilar alvinegro

"Quero ser campeão com o Atlético. Primeiramente sempre pensei em fazer o melhor para a minha equipe e em 2015 não vai ser diferente. Então, se eu fizer minha parte, logo que vou ter meu reconhecimento individual. E é lógico que eu penso em seleção brasileira. A gente vê aí que tem uma vaga aberta, já que o Danilo tem sido chamado todas as vezes pelo Dunga. Então espero ter essa oportunidade. É me preparar bem junto dos meus companheiros, para estar preparado ser for convocado", revelou Marcos Rocha, que já tem três convocações para seleção brasileira principal.

Confiança

O fato de ter conquistado quatro títulos em duas temporadas, vitórias incríveis e viradas memoráveis fazem do Atlético um dos times mais confiantes do futebol brasileiro na atualidade. Certamente nenhuma outra torcida acredita tanto na sua equipe como acreditam os atleticanos. As viradas sobre Corinthians e Flamengo, na Copa do Brasil, são os melhores exemplos. Essa confiança é boa, já que não é soberba. Todos na Cidade do Galo sabem do potencial da equipe, desde que existe muita dedicação.

Ao ser questionado se o Atlético pode ser considerado favorito para conquistar a Copa Libertadores, o técnico Levir Culpi não ficou em cima do muro. Para ele o time alvinegro é sim um dos grandes candidatos ao título. "Esse é um pensamento lógico. Passamos para essa temporada com a mesma formação. Sempre que isso acontece, a tendência é ir bem".

Saúde financeira

Entre agosto de 2013 e dezembro de 2014 o Atlético teve muita dificuldade para honrar os compromissos, por conta de uma série de bloqueios. Depois de resolver a situação com a Receita Federal e aderir ao Refis, isso após inúmeras viagens de seus dirigentes a Brasília, enfim o Atlético tem alívio financeiro. A situação ainda não está totalmente controlada, mas as vendas de Diego Tardelli e Réver ajudaram bastante. A expectativa do presidente Daniel Nepomuceno é que tudo esteja normalizado até o começo de março.

Diante desse cenário, o técnico Levir Culpi até abriu mão de reforços. Para o treinador atleticano, ter o salário em dia seria a grande contratação do clube para 2015. "O que estou sabendo é isso, que o Daniel está sendo muito rápido para equilibrar a situação financeira. Essa é uma notícia muito boa. É um reforço que vale a pena, que deixa o ambiente de trabalho muito bom. E com esses jogos de início, o torcedor vai comparecer e vai ajudar. No momento, as notícias são muito boas. As coisas vão bem", finalizou Levir Culpi.

Foto: UOL

Últimas do seu time