Para arrecadar fundos, Cláudia Pastor novamente está pedindo ajuda aos colegas e criou uma Ação entre Amigos, que sorteará uma moto 0 km e outros prêmios

Para arrecadar fundos, Cláudia Pastor novamente está pedindo ajuda aos colegas e criou uma Ação entre Amigos, que sorteará uma moto 0 km e outros prêmios

por Ana Cláudia de Siqueira

Cláudia Maria Pastor, 44 anos, servidora da 1ª Vara do Trabalho de Americana, brilhou nas quadras de basquete nos anos 90, ao lado de Paula e Hortência, chegando a conquistar a medalha de prata para o Brasil nas Olimpíadas de Atlanta, nos Estados Unidos, em 1996. Vinte anos depois, Claudia trava uma batalha muito mais dura: a doença de seu filho Maurílio, de 13 anos. O menino é portador de uma síndrome rara e complexa - hamartoma hipotalâmico – e no ano passado já chegou a ser submetido a cirurgia na França, na Fundação Adolphe de Rotschild, em Paris.

O hamartoma hipotalâmico consiste em má formação congênita, que pode provocar epilepsia de difícil controle. Em 2015, Claudia mobilizou amigos, parentes, o TRT da 15ª Região e o Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Justiça do Trabalho da 15ª Região, que a apoiaram numa campanha de arrecadação de fundos para viabilizar a viagem e o tratamento. “Foi um exemplo gigantesco de solidariedade e amor ao próximo. Ainda me emociono ao relembrar. Estivemos na França em junho, quando o Maurílio foi submetido à cirurgia de desconexão do hamartoma hipotalâmico, que é o responsável pelas crises convulsivas que sofre diariamente”, contou a ex-jogadora.

Agora, impõe-se uma nova caminhada. Uma ressonância apontou que é necessária nova cirurgia, pois Maurílio continua tendo crises convulsivas diárias, ainda que em número reduzido pela metade. É uma segunda etapa, para a qual estão previstos consultas e exames pré-operatórios no próximo dia 5 e uma nova cirurgia no dia 13, na capital francesa. A previsão dos custos hospitalares gira em torno de 17 mil euros, cerca de 90 mil reais – eles não se referem propriamente à cirurgia e sim ao tempo previsto de internação e não incluem as despesas de locomoção e hospedagem. “Recebi a notícia com apreensão e alívio ao mesmo tempo. Alívio por saber que a cura do Maurílio depende de uma nova cirurgia. Apreensão por novamente não possuir os recursos necessários para nosso retorno”, frisou Cláudia.

Para arrecadar fundos, Cláudia Pastor novamente está pedindo ajuda aos colegas e criou uma Ação entre Amigos, que sorteará uma moto 0 km e outros prêmios. Decidiu também leiloar sua medalha olímpica. O TRT-15 está divulgando a campanha. Colaborações também podem ser feitas mediante depósito numa conta bancária em nome de Maurílio Josef, na Caixa Econômica Federal. Mais informações podem ser obtidas por meio de perfil no Facebook “Todos pela cura do Maurílio”. O e-mail da campanha é claudiapastorcampanha@gmail.com.

MEDALHA OLÍMPICA

Cláudia Maria Pastor, 1,92 metro, estava em quadra na decisão do torneio olímpico feminino de basquete, disputado em Atlanta, nos Estados Unidos, defendendo a seleção brasileira. Era 1996 e do outro lado, as norte-americanas tinham sede de vingança. Engasgadas com a derrota para o Brasil no Mundial de Basquete, realizado dois anos antes em Sydney, na Austrália, só a vitória interessava. E foi a vez delas. Porém, a derrota pelo placar de 111 a 87 não tirou o brilho da conquista da medalha de prata, inédita para o Brasil.

Um ano depois, Cláudia foi obrigada a abandonar as quadras em virtude de lesão no joelho. Além de integrar a seleção brasileira entre 1995 a 1997, a ex-pivô, que é mineira de Barão dos Cocais, atuou por nove anos defendendo clubes como a AABB/Brasília, Unimep/Piracicaba, Tupã, Guarulhos e Microcamp/Campinas. Cláudia Pastor atuou também nos bastidores, integrando a comissão técnica de times como a ADCF Unimed, antes de prestar concurso para a Justiça do Trabalho e ingressar na 15ª em 2010.

COLABORAÇÕES

Caixa Econômica Federal

Maurílio Josef

CPF: 493.993.218-43

Agência: 2156

C/Poupança: 33.800-8

Operação: 013

CONTATOS

Cláudia Maria Pastor

WhatsApp: 19 9 9667-8971

Ana Claudia de Siqueira

anasiqueira@trt15.jus.br

19 3731 1689

Foto: Reprodução/Facebook

Últimas do seu time