Os dois atletas são fundamentais para a boa campanha do time estrelado em 2014

Os dois atletas são fundamentais para a boa campanha do time estrelado em 2014

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

Convocados por Dunga para defenderem a seleção brasileira nos jogos contra Colômbia e Equador, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart deverão desfalcar o Cruzeiro por até três partidas. Entretanto, os números mostram que o time celeste também se vira bem sem os seus principais jogadores.

Os dois atletas são fundamentais para a boa campanha do time estrelado em 2014. Ricardo Goulart, por exemplo, é o artilheiro do time no ano com 19 gols. Já Everton Ribeiro é o principal garçom, com 16 assistências. Juntos os dois participaram ativamente de 41 dos 92 tentos do time na temporada, ou 45% do total.

A importância é tão grande, que Ricardo Goulart e Everton Ribeiro foram os jogadores de linha que mais estiveram em campo neste ano junto com Willian. O técnico Marcelo Oliveira utilizou cada um em 36 das 45 partidas do time na temporada, incluindo os amistosos.

E os dois atuaram juntos em 35 jogos, o que comprova a importância dessa dupla para o time azul, que tem ótimo rendimento com eles em campo. Foram 22 vitórias, nove empates e apenas quatro derrotas, um aproveitamento de 71%.

Nos oito jogos que o Cruzeiro não contou com nenhum dos dois em campo, entretanto, o desempenho foi até melhor. A equipe conquistou sete vitórias e perdeu apenas uma vez, um aproveitamento de 87,5% dos pontos em disputa.

Isso indica que o forte elenco de Marcelo Oliveira pode suprir as eventuais ausências dos dois jogadores diante do modesto Santa Rita, no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, e contra Fluminense e Bahia, pela 19ª e 20ª rodada do Brasileirão.

Para essas partidas, o técnico ainda terá os desfalques de Alisson, que seria uma alternativa, e Lucas Silva, outro titular. Ambos estão servindo a seleção brasileira sub 23. No entanto, a diretoria já descartou a possibilidade de pedir dispensa de algum jogador e aposta no plantel numeroso para manter o ritmo.

Até lá, os dois também pensam em contribuir da melhor maneira possível para aumentar a vantagem do time celeste na ponta do Brasileirão. "A gente projeta ganhar os jogos. Nada melhor do que se apresentar na seleção com vitórias, deixando a equipe na liderança do campeonato", destacou Everton Ribeiro.

Foto: UOL

Últimas do seu time