O gol de Rafael marcou o começo da derrocada vivida pelo Corinthians na temporada

O gol de Rafael marcou o começo da derrocada vivida pelo Corinthians na temporada

Pedro Lopes
Do UOL, em São Paulo

O Corinthians começou 2015 de forma avassaladora. Ao enfrentar o Palmeiras no dia 19 de abril, em seu estádio, o alvinegro estava invicto na temporada, e tinha uma aura de praticamente imbatível: melhor classificado entre os paulistas na primeira fase, primeiro colocado em seu grupo na Libertadores, tudo com um futebol convincente. Ali, a maré começou a mudar.

Surpreendentemente, o Palmeiras se impôs e saiu na frente em Itaquera, mas acabou sofrendo a virada. Em um segundo tempo dramático, um jogador alviverde apareceu para empatar o jogo: Rafael Marques.

O gol de Rafael marcou o começo da derrocada vivida pelo Corinthians na temporada: primeiro veio a derrota nos pênaltis na mesma partida contra o alviverde. Depois, novo revés diante do São Paulo; duas derrotas para o Guarani, do Paraguai, e eliminação da Libertadores.

Pouco mais de um mês depois de começar a afundar o então poderoso Corinthians de Tite, o atacante palmeirense reencontra o rival. O alvinegro está se reconstruindo e é o terceiro colocado no Brasileirão; o Palmeiras tem problemas no ataque, especialidade de Rafael Marques.

Nas últimas três partidas, o alviverde teve posse de bola, atacou mas não conseguiu marcar gols. Juntos, Leandro e Cristaldo, os dois centroavantes do time, são alvos de críticas e tem juntos apenas nove gols no ano. Para o clássico de domingo, Oswaldo de Oliveira sinalizou que pode barrá-los.

O cenário dá a Rafael outra missão: resolver a seca de gols do ataque palmeirense. Depois de atuar como ponta direita durante todo o Paulistão, o reforço alviverde de 2015 deve ganhar uma oportunidade como centroavante.

"É um jogador que faz falta para a nossa equipe. É um jogador tático e técnico, que tem uma leitura boa da partida. Um jogador que vinha demonstrando bastante entrosamento com os companheiros. Reestabelecido, ele iniciará o jogo no domingo. É um jogador que me dá muitas opções, ele pode atuar nas quatro posições da frente" , disse Oswaldo – o atacante retorna ao time após uma gripe.

Embora seja válido apenas pela quarta rodada do Brasileiro, o clássico tem importância fundamental para o Palmeiras. Com apenas dois pontos em três jogos, o alviverde já é alvo de duras cobranças da torcida, que pede a cabeça de Oswaldo de Oliveira. A semana foi palco de três conversas longas entre diretoria, atletas e comissão técnica para recolocar o time nos trilhos.

Uma derrota contundente provocará muanças profundas na Academia de Futebol e interromperá todo o planejamento de 2015. Em outras palavras: depois de começar a afundar o Corinthians, Rafael Marques – asism como seus companheiros – tem a missão de salvar o Palmeiras.

Últimas do seu time