Dono do segundo melhor ataque do Brasileirão, o Fluminense, terceiro colocado após as 12 primeiras rodadas, marcou 20 gols, dois a menos

Dono do segundo melhor ataque do Brasileirão, o Fluminense, terceiro colocado após as 12 primeiras rodadas, marcou 20 gols, dois a menos

O Cruzeiro terminou a 12ª rodada com cinco pontos a mais que o vice-líder Corinthians e a sete do primeiro time fora do G4. Com campanha superior em comparação ao próprio time celeste de 2013, a força ofensiva cruzeirense ajuda a explicar o sucesso e o coloca como o clube a ser o time batido.

A eficácia do sistema ofensivo do Cruzeiro é tanta que somente jogadores de frente da equipe mineira já marcaram mais gols do que todos os outros 19 rivais da Primeira Divisão do Brasileiro. Dos 28 tentos assinados pelo Cruzeiro no torneio, 22 foram marcados apenas por meias ofensivos e atacantes.

Dono do segundo melhor ataque do Brasileirão, o Fluminense, terceiro colocado após as 12 primeiras rodadas, marcou 20 gols, dois a menos em comparação aos números dos atacantes celestes. O vice-líder Corinthians fica ainda mais atrás, no quesito gols assinalados, tendo feito somente 15 gols, quantidade que o coloca na quinta posição nesse quesito, ao lado do Santos.

Ricardo Goulart é o atual artilheiro celeste e do Brasileirão. Ele já marcou oito gols, mesmo número de tentos de times como Flamengo, Chapecoense, Bahia e Criciúma e mais até mesmo que o Figueirense, goleado no sábado passado, no Mineirão, por 5 a 0, em todo o Brasileirão até então. Essa equipe catarinense marcou apenas cinco vezes.

Ao lado do meia-atacante, outros sete jogadores de frente contribuíram ofensivamente para a marca expressiva de gols do Cruzeiro. Marcelo Moreno (vice-artilheiro do time com cinco tentos), Borges e Everton Ribeiro, que marcaram duas vezes cada, Júlio Baptista, Willian, Marquinhos e Dagoberto, cada um balançando as redes adversárias uma vez.

Os outros seis gols que completam a lista celeste foram marcados por jogadores de defesa ou volantes, em ambos os casos são atletas que têm como prioridade a marcação. Foram dois de Nilton, um de Souza, que já deixou a Toca da Raposa, e outro de Lucas Silva, em cobrança de pênalti. Os zagueiros Manoel e Dedé marcaram uma vez cada.

A principal característica que ajuda o time celeste a comprovar o bom momento ofensivo é a liberdade para os atletas chegarem ao ataque e principalmente a movimentação dos meias e atacantes. "Agente corre muito em campo para atacar e para ajudar a marcar, então é importante essa entrega de todos os jogadores, isso faz a diferença. Todos atacam e defendem", explicou Everton Ribeiro.

Foto: UOL

Últimas do seu time