Ídolo da camisa 1 voltará em breve, mas terá dificuldades para retomar o posto no gol

Ídolo da camisa 1 voltará em breve, mas terá dificuldades para retomar o posto no gol

Enrico Bruno

Do UOL, Belo Horizonte

Enquanto Fábio se recupera totalmente da lesão no joelho direito, Rafael permanece como goleiro titular do Cruzeiro. Porém, em breve, o camisa 1 ganhará condições de jogo e dará início a uma boa dor de cabeça para o técnico Mano Menezes. O técnico ainda evita pensar sobre o assunto, mas já confirmou que o atual rodízio feito nos outros setores não se aplicará abaixo das traves.

"Ainda não estou pensando sobre isso. O Fábio vai começar a fazer o treinamento completo agora. É o último estágio antes de voltar. Quando os dois goleiros estiverem em situações iguais, vamos estabelecer a disputa. A posição é muito especial, você não fica revezando goleiros. Você tem um titular e coloca para jogar. Não é como um lateral e um volante, que você troca e fica bem natural. É uma posição bem peculiar e vamos respeitar a trajetória e condição", definiu Mano, ainda na última sexta-feira.

Titular absoluto do Cruzeiro há mais de 15 anos, Fábio atravessa seu momento de maior ausência no clube. Em agosto, o goleiro se machucou na partida contra o Coritiba, pelo Brasileirão, e precisou ser operado para reconstruir o ligamento cruzado anterior do joelho direito.

Reserva do capitão e ídolo desde a temporada 2008, Rafael recebeu sua maior oportunidade de mostrar serviço na carreira. Apesar da responsabilidade de substituir Fábio, o goleiro vem colecionando boas atuações desde o ano passado e até apresenta números melhores que o camisa 1. Exímio pegador de pênaltis desde os tempos da base, o arqueiro deu a segurança que o time e torcida precisavam mesmo sem a presença e liderança de Fábio. No último domingo, no clássico contra o América-MG, não foi diferente.

"Isso tem sido ótimo para o Cruzeiro. Quanto a gente teve a lesão do Fábio, ficamos apreensivos. O Fábio é uma lenda, são anos de titularidade e muitas conquistas. Mas o Rafael mostrou estar pronto para ser o goleiro do Cruzeiro. Vocês até me perguntaram, sempre digo que a dúvida de alto nível é a melhor que existe para o técnico. O Rafael tem sido decisivo. O grande goleiro faz a defesa do jogo, aquela que faz a diferença. E o Rafael está se tornando esse grande goleiro", falou Mano, em sua entrevista após o clássico.

A previsão inicial dos médicos para o retorno de Fábio era de pelo menos oito meses, no mês de abril, mas a rápida evolução do jogador deverá antecipar sua volta. Treinando com o grupo e já em fase final de recuperação, a expectativa é de que o goleiro volte a ser relacionado nas próximas partidas e entre na briga para retomar seu posto entre os onze principais de Mano Menezes.

Foto: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Últimas do seu time