Leandro Torres e Lourival Roldan venceram o mais famoso rali do mundo nos UTVs

Leandro Torres e Lourival Roldan venceram o mais famoso rali do mundo nos UTVs

A dupla brasileira Leandro Torres/Lourival Roldan conquistou neste sábado (14) um título inédito para o Brasil, no Rali Dakar, vencendo a categoria UTVs, justamente no primeiro ano em que esta passou a ser autônoma na competição, deixando de ser uma subdivisão dos carros. Neste ano, foram oito duplas guiando os UTVs, sigla para Utility Task Vehicle, traduzindo literalmente, "veículo utilitário multitarefas". Aliás, todos os oito competidores entre os UTVs utilizaram equipamento Polaris.

Torres (o piloto) e Roldan (o navegador), assumiram a liderança na quinta etapa do Rali Dakar,  no dia 6 de janeiro.

Eles cumpriram a última parte do Dakar entre as cidades de Rio Cuarto e Buenos Aires para um curto trecho cronometrado, apenas 64 quilômetros, mas tiveram de enfrentar outros 786 km de deslocamento.

A dupla brasileira fechou o Dakar com o tempo total de 54h01min50s, com 4h42min32s de vantagem em relação aos chineses Wang Fujiang/Li Wei, que terminaram em segundo lugar.

A dupla Torres e Roldan vem de uma extensa preparação, incluindo o Rally dos Sertões de 2016, onde eles terminaram em quinto lugar, enfrentando outras 30 duplas.

Foto: arquivo pessoal de Lourival Roldan

Dupla brasileira comemorando a vitória em Buenos Aires. Foto: Facebook de Lourival Roldan

 

CARROS

Na categoria Carros, vitória do mais consagrado competidor do Dakar, o francês Stéphane Peterhansel, que formou dupla com o compatriota Jean-Paul Cottret a bordo do 3008 DKR Peugeot. Eles ganharam a apertada disputa da outra dupla francesa, também da Peugeot, Sébastien Loeb/Daniel Elena, com apenas 5min13s de vantagem. Para completar a hegemonia da Peugeot, outro carro da marca francesa completou o pódio, com Cyryl Despres/David Castera, também franceses.

Com o triufo, Peterhansel, de 51 anos, chega ao seu 13º título no Rali Dakar, sendo sete entre carros e seis nas motos.

MOTOS

O inglês Sam Sunderland (KTM) foi o vencedor na categoria Motos. Ao 27 anos, Sunderland torna-se o primeiro inglês a vencer o Dakar entre as motos. A KTM, por sua vez, segue como grande marca na competição, tendo chegado ao seu 16º triunfo consecutivo, e levando ao pódio o australiano Matthias Walkner e o espanhol Gerard Farres Guell, segundo e terceiro colocados, respectivamente.

QUADRICICLOS

O russo Sergey Karyakin foi outro que subiu ao degrau mais alto do pódio pela primeira vez no Dakar, conquistando o título entre os quadris. O chileno Ignacio Casale terminou na segunda colocação, defasado em 1h14min51s em relação a Karyakin. O terceiro colocado foi o argentino Pablo Copetti. Os três utilizaram equipamento da Yamaha.

CAMINHÕES

A Kamaz fez a dobradinha entre os caminhões. A vitória ficou com o trio russo Eduard Nikolaev/Evgeny Yakovlev/Vladimir Rybakov. Eles concluiram o Dakar com 18min58s de vantagem para o trio Dmitry Sotnikov/Ruslan Akhmadeev/Igor Leonov, todos russos também. A terceira colocação foi dos holandeses Gerard de Rooy/Darek Rodewald/Moises Torrallardona, que estiveram a bordo de um caminhão Iveco. 



 

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR E SE INSCREVER NO CANAL BELLA MACCHINA NO YOUTUBE. ENTREVISTAS COM PILOTOS E O PROGRAMA "NOTAS DO CARSUGHI", COM O MESTRE AO LADO DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI FALANDO SOBRE F1, MOTOGP, STOCK CAR, WEC, F-E, INDY E MUITO MAIS

 

 

 

 

 

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time