Dunga cita o trabalho feito pela Alemanha, que convocou os experientes Lahm e Klose para a Copa do Mundo no Brasil

Dunga cita o trabalho feito pela Alemanha, que convocou os experientes Lahm e Klose para a Copa do Mundo no Brasil

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

Dunga avisou nesta terça-feira que implantará renovação na seleção brasileira, mas isso não significará deixar de lado atletas mais experientes. O treinador considera temerário usar base composta por jovens atletas, destacando que o grupo veterano será fundamental para absorver pressões.

"A seleção, como qualquer clube, vive de resultado, mas estou pensando em montar uma estrutura para a eliminatória e Copa do Mundo. Mas a história nos demonstra que sem dar estrutura para os mais novos dificilmente dá certo. Aos poucos tem que ir integrando outros jogadores para eles se sentirem confortáveis", disse Dunga.

Dunga cita o trabalho feito pela Alemanha, que convocou os experientes Lahm e Klose para a Copa do Mundo no Brasil.

"A análise do treinador independe da idade. Não podemos excluir pela idade, mais novo ou mais velho. Se fosse assim, a Alemanha não traria Klose e Lahm. Eles tiveram um trabalho de 12 anos. A questão é de rendimento. Se os jovens tiverem rendimento, permanecem. Se os mais velhos estiverem bem, não tem porque penalizar".

O processo de renovação tem como alvo o time de base, comandado por Gallo, mas a seleção principal será prioridade, enfatiza Dunga. Chamado para o time sub-21, o zagueiro Marquinhos, do PSG, também está na lista de Dunga. Marquinhos será cortado da equipe de Gallo.

Coutinho (Liverpool), Marquinhos (PSG) e Rafael Cabral (Napoli) compõem a nova geração pretendida por Dunga na seleção.

"Como o Gallo teria que fazer a convocação dessa seleção antes da principal, conversamos com ele para que fizesse a lista que tivesse em mente e depois mudaríamos. Seria complicado dar a lista da principal antes da olímpica. A prioridade é a principal".

FOTO: UOL

Últimas do seu time