O primeiro ritual aconteceu já na tarde de segunda-feira

O primeiro ritual aconteceu já na tarde de segunda-feira

Danilo Lavieri

Do UOL, em Miami (EUA)

Depois de entrevistas, análises e um primeiro dia de treino leve, a terça-feira (02) da seleção brasileira em Miami, nos Estados Unidos, vai ser de início dos trabalhos da segunda Era Dunga. O time treinará pela primeira vez de olho na Colômbia, no dia 05, naquele que será a reestreia do comandante que esteve à frente da equipe até as quartas de final da Copa do Mundo de 2010.

O primeiro ritual aconteceu já na tarde de segunda-feira. Depois de todos atletas se apresentarem no hotel, eles fizeram o primeiro treino regenerativo e tiveram o contato inicial com o comandante. O trote para os novatos na seleção, com Éverton Ribeiro, Gil e Ricardo Goulart, também passou na noite, durante o jantar.

Depois disso, Dunga começará o trabalho tático, para escolher uma formação, definirá os 11 titulares de sua reestreia e também fará o trabalho de conversa com os atletas para que eles entendam a sua filosofia. Outro passo importante será tirar de vez da cabeça dos atletas que estiveram na Copa o trágico 7 a 1 para a Alemanha, na semifinal.

Veja o que esperar do treino de Dunga nesta terça:

Desenho tático

Dunga precisará definir qual esquema tático usará na seleção brasileira. A sua convocação indica que não é a ideia ter um 9 fixo, como foi marco das chamadas de Luiz Felipe Scolari. Diego Tardelli, Ricardo Goulart, Robinho e Neymar são jogadores da linha de frente que dificilmente funcionam apenas como referência. Até nomes como Everton Ribeiro, Willian e Philippe Coutinho, que podem atuar mais à frente, também têm uma mobilidade bastante avançada. Outro indicativo da mudança de formação fica por conta de nomes como Fred e Jô não estivarem entre os chamados.

"Nós vimos na Copa doMundo que temos que refazer o nosso pensamento. O atacante tem que chegar na frente para fazer gol, não importa se ele é o 10, 9, 8, 2 ou 5. Ficamos muito presos nos números ou posições. Temos a possibilidade do 9 fixo, sem o 9. Para se ter uma ideia, o Muller (jogador da Alemanha) jogou as primeiras como atacante de referência e depois, mais adiante, outras partidas pela lateral. Temos quem faça isso nesse grupo", disse Dunga após sua convocação.

Definir líderes da equipe

Felipão sempre fez questão de deixar claro por onde passou que sua equipe tinha líderes. Dunga, como jogador, sempre exerceu essa liderança. Na equipe, o principal candidato a assumir essa colocação é Maicon, pela sua experiência e também por já ter sido convocado pelo comandante para a última Copa. A função também sofre com carência por causa de Thiago Silva, que ficou de fora da lista por causa de lesão. David Luiz, outro candidato que chegou a assumir o papel na seleção de Felipão, teve seu emocional criticado publicamente.

"Na seleção tem de ser muito mais forte emocionalmente. Você vai ter cinco ou dez minutos e muitos acham que vão ter a segunda oportunidade porque falaram bem dele. Mas nem sempre é assim. Eu digo. Se falam bem, não acredite 100%. Se falam mal, não acreditem 100%", disse ele à TV Bandeirantes.

Esquecer os 7 a 1

Quase dois meses após a eliminação na semifinal da Copa do Mundo por 7 a 1, o assunto da tragédia ainda é constante nas entrevistas dos atletas, especialmente para nomes como Luiz Gustavo e David Luiz. Para isso, ele não pretende contar com psicólogo. De acordo com o comandante, a idade coloca resistência aos altetas neste trabalho. A aposta será na conversa e na experiência que teve como jogador para isso. Dunga também deixou claro que os mais velhos serão linha de frente na hora da pressão.

"A seleção, como qualquer clube, vive de resultado, mas estou pensando em montar uma estrutura para a eliminatória e Copa do Mundo. Mas a história nos demonstra que sem dar estrutura para os mais novos dificilmente dá certo. Aos poucos tem que ir integrando outros jogadores para eles se sentirem confortáveis", afirmou.

Neymar Jr, a principal estrela?

Depois de barrar Neymar daquela que seria a sua primeira convocação, na Copa do Mundo de 2010, Dunga já disse que não se arrependeu de não incluir o atacante na lista. Ele afirmou que o atacante já evoluiu. Resta saber se Neymar será a principal estrela da companhia e protegido por tudo e todos, como era no comando de Felipão. O jogador já mostrou que funciona melhor nessas situações.

"Todos queremos que seja o Neymar do Santos. Espontâneo, criativo, jogador determinante. Uma referência, sem perder a alegria", disse o treinador.

Foto: UOL

Últimas do seu time