Dunga sinaliza que, assim como Felipão, construirá time ao redor de Neymar

Dunga sinaliza que, assim como Felipão, construirá time ao redor de Neymar

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

Principal referência do time que disputou a Copa do Mundo, Neymar deve abrir a era Dunga com o mesmo prestígio. O treinador incluiu o jogador do Barcelona para os amistosos de setembro contra Colômbia e Equador e admitiu que enxerga no atacante uma liderança para o seu projeto.

"Ele pegou gosto pelo gol, é mais eficiente, procura o gol a cada lance. É mais forte emocionalmente, fisicamente e tecnicamente melhorou muito. Os jogos internacionais serviram para isso. Está mais maduro, todos vimos a entrevista que ele deu dizendo que precisa melhorar para a Copa. Isso demonstra que ele quer crescer ainda mais", comentou Dunga após divulgar a convocação no Rio de Janeiro.

"Temos que aproveitar isso para ele ser uma referência, não só para a seleção, mas também para os jovens. Tem aquela coisa de ser moleque na hora do drible, mas com responsabilidade", acrescentou o treinador.

Em 2010, despontando no futebol nacional com a camisa do Santos, Neymar foi preterido por Dunga no grupo que disputou a Copa do Mundo na África do Sul.

Depois da lesão contra a Colômbia nas quartas de final da Copa, Neymar voltou a jogar na última segunda-feira, em vitória do Barcelona sobre os mexicanos do León por 6 a 0. O brasileiro anotou duas vezes na partida amistosa.

O novo ciclo da seleção brasileira começa com amistoso diante da Colômbia em Miami, em 5 de setembro. Quatro dias mais tarde a equipe de Dunga enfrenta o Equador, em Nova Jersey. Ainda neste ano o time enfrenta Argentina, Japão e Turquia.

As partidas nos Estados Unidos contra colombianos e equatorianos marcam a reaparição da seleção brasileira após a quarta colocação na última Copa do Mundo. Ainda com Luiz Felipe Scolari, o último jogo do time nacional aconteceu em Brasília, na derrota por 3 a 0 para a Holanda.

O compromisso em Miami no dia 5 de setembro também marca o retorno de Dunga à seleção. Após quatro anos de trabalho, entre 2006 e 2010, o treinador se despediu do comando do time nacional na derrota para a Holanda na Copa da África do Sul.

FOTO: UOL

Últimas do seu time