O treinador falou o que espera dos atletas para que mereçam uma convocação e analisou Paulo Henrique Ganso

O treinador falou o que espera dos atletas para que mereçam uma convocação e analisou Paulo Henrique Ganso

Do UOL, em São Paulo

Muitos são os pedidos por convocações de jogadores para a seleção brasileira. A cada um que faz uma boa partida, o técnico Dunga é bombardeado de desejos de futuros convocados. Em entrevista ao Jornal O Globo, o treinador falou o que espera dos atletas para que mereçam uma convocação e analisou Paulo Henrique Ganso.

Dunga explicou que é um meia que jogue para o coletivo que ele mais procura. Perguntado se então o são-paulino teria de ser mais coletivo para merecer uma vaga na seleção, o treinador pede coletividade ou mais jogos decisivos. "Hoje é difícil depender de um jogador só. Tem que ter participação coletiva. Pode até jogar só com a bola desde que em dez jogos, ele decida oito. Aí você vai fazer um sistema para adaptar", disse.

O técnico Dunga também explicou, em forma de análise, por que Ganso não conseguiu se firmar na seleção brasileira. A melhor coisa para fazer alguém crescer é não falar muito. "Nós falamos muito. Sempre lembramos de jogadores que não estão na seleção. Temos a mania de falar se o Joãozinho entrar em forma, se jogar o que pode, se treinar. Não acredito em quem escolhe quando quer jogar. Nesta seleção os caras são muito competitivos".

Marcelo é outro jogador "esquecido" por Dunga. O lateral do Real Madrid foi chamado uma vez. Na entrevista, Dunga se esquivou ao ser perguntado se há algum problema de disciplina com o lateral, mas ressaltou que precisa de um equilíbrio na lateral, que o escolhido pode ir ao ataque, mas precisa ser eficiente no setor defensivo e ofensivo. "Não é que não goste de quem ataque. Você precisa de gol para ganhar. Não é questão do Marcelo, é de todos. Tem que ser eficiente".

O técnico Dunga também preferiu não aumentar a polêmica em torno de Thiago Silva ter reclamado por não jogar e falou apenas que "conhece o zagueiro, trata a todos de forma igual e lembra que isso acontece porque todo jogador quer jogar".

Dunga não convocará mais a seleção brasileira em 2014. A próxima lista de escolhidos deve sair em janeiro. O primeiro jogo amistoso do Brasil confirmado para 2015 é em março, contra a França.

Últimas do seu time