Agressões físicas e verbais foram relatadas na súmula da final pelo árbitro Guilherme Ceretta de Lima

Agressões físicas e verbais foram relatadas na súmula da final pelo árbitro Guilherme Ceretta de Lima

Reforço mais comentado de 2015 no futebol brasileiro, o atacante Dudu corre o risco de ser suspenso por 180 dias. A agressão do jogador ao árbitro Guilherme Ceretta de Lima deverá ser julgada pelo Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP), que deve acatar a denúncia e julgar o jogador até a próxima semana. A punição poderá chegar a 180 dias, o que deixaria o jogador de fora do Campeonato Brasileiro até a 34ª rodada da competição.

O procurador Antônio Carlos Meccia, afirmou que a súmula da partida deve chegar ao tribunal até terça-feira. Ela será enviada a um dos procuradores do TJD-SP para que a denúncia seja, ou não, oferecida.

"A súmula está bem explícita. Acho que é suficiente para criar um conceito do que deve ser feito. Se estiver relatado que ele agrediu, que ele xingou, normalmente é denunciado", disse Meccia ao UOL Esporte.

Dudu deve ser denunciado no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, por "praticar agressão física durante a ártida, prova ou equivalente". Como se trata de agressão ao árbitro, o caso fica enquadrado no parágrafo 3.

"Se a ação for praticada contra árbitros, assistentes ou demais membros de equipe de arbitragem, a pena mínima será de suspensão por cento e oitenta dias", diz trecho do CBJD, que não prevê pena máxima nessa situação.

Caso o jogador seja realmente punido, o Palmeiras poderá recorrer da decisão. Dessa forma, a punição poderá ser modifica para número de jogos, e assim o atleta teria apenas que cumpri-la no Campeonato Paulista de 2016.

Foto: UOL

Últimas do seu time