Cleber só jogos seis dos 17 jogos do Santos. Foram apenas 415 minutos em campo

Cleber só jogos seis dos 17 jogos do Santos. Foram apenas 415 minutos em campo

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

O zagueiro Cleber, segundo reforços mais caro do Santos nesta temporada (custou R$ 7,3 milhões), foi barrado mais uma vez pelo técnico Dorival Júnior. Ele sequer viajou para a Colômbia, onde o time encara o Santa Fe, nesta quarta-feira, pela terceira rodada da Copa Libertadores da América. O UOL Esporte apurou os motivos de o "medalhão" ter jogado apenas seis dos 17 jogos do alvinegro praiano no ano, sendo quatro como titular. Foram apenas 415 minutos em campo.

Oficialmente, Cleber está fora por opção da comissão técnica, mas essa não é a história completa. Responsável pela decisão, Dorival Júnior deixou escapar que o atleta possui um problema sério no joelho e, por isso, pretere deixar o jogador fora da equipe titular e até do banco de reservas, como será em Bogotá.

O departamento médico do clube confirma que Cleber possui "geno varo", uma espécie de desalinhamento do joelho esquerdo, mas faz questão de afirmar que o problema não limita o zagueiro de jogar futebol. O médico do Santos, Rodrigo Zogaib, argumenta que diversos atletas possuem este problema, até mesmo Neymar, e que o defensor santista treina normalmente.

"Na verdade, ele tem um desgaste normal da idade. Não tem nada que impeça ele de jogar futebol. Ele tem geno varo e, por isso, acaba ocorrendo um desgaste maior. Diversos jogadores têm isso, o próprio Neymar. É só reparar como ele anda e pisa. Dá um pouco mais de desgaste, mas não existe indicação nenhuma de cirurgia. Está normal [o joelho]. Ele treina normalmente", afirmou o médico Rodrigo Zogaib ao UOL Esporte.

Cleber, por sua vez, confidenciou a pessoas próximas que não tem nenhuma lesão e, por isso, não foi encaminhado a cirurgia, como ocorreu com o lateral Zeca. O defensor alega que precisa apenas ganhar ritmo de jogo e isso ele só conquistará se tiver oportunidades de atuar. O zagueiro tem certeza que não atua somente por opção técnica de Dorival Júnior.

Entre os seis jogos que disputou, quatro como titular, Cleber teve uma sequência de apenas duas partidas pelo Santos, números que fortalecem a reclamação de atleta em relação ao ritmo de jogo.

Cleber foi bastante questionado após a derrota do Santos no clássico contra o Corinthians por 1 a 0, em Itaquera. Na ocasião, Jô subiu atrás do zagueiro e marcou, de cabeça, o gol da vitória corintiana. Além disso, três rodadas antes o zagueiro havia sido expulso contra a Ferroviária em sua estreia pela equipe santista.

Para o duelo contra o Santa Fe, Dorival Júnior levou apenas a dupla de zaga titular na viagem – Lucas Veríssimo e David Braz. O volante Yuri também foi relacionado e pode ser uma opção para a zaga caso o treinador necessite durante o jogo.

Veja a participação do zagueiro Cleber desde a sua chegada ao Santos:

28/01 - Santos 5 x 1 Kenitra - Pacaembu (não jogou)
03/02 - Santos 6 x 2 Linense - Vila Belmiro (não jogou)
12/02 - Red Bull Brasil 2 x 3 Santos - Pacaembu (não jogou)
15/02 - Santos 1 x 3 São Paulo - Vila Belmiro (não jogou)
18/02 - Santos 0 x 1 Ferroviária - Vila Belmiro (titular: 67 minutos)
21/02 - Ituano 0 x 0 Santos - Novelli Júnior (não jogou)
25/02 - Santos 2 x 0 Botafogo-SP - Vila Belmiro (2º tempo: 49 minutos)
04/03 - Corinthians 1 x 0 Santos - Arena Corinthians (titular: 95 minutos)
09/03 - Sporting Cristal 1 x 1 Santos - Estádio Nacional (titular: 95 minutos)
12/03 - São Bernardo 1 x 4 Santos - Primeiro de Maio
16/03 - Santos 2 x 0 The Strongest - Vila Belmiro
19/03 - Santos 1 x 2 Palmeiras - Vila Belmiro
22/03 - São Bento 0 x 2 Santos - Walter Ribeiro
25/03 - Santo André 0 x 1 Santos - Bruno José Daniel (2º tempo: 15 minutos)
29/03 - Santos 3 x 1 Novorizontino - Vila Belmiro (titular: 94 minutos)
01/04 - Ponte Preta 1 x 0 Santos - Moisés Lucarelli
10/04 - Santos 1 x 0 Ponte Preta - Pacaembu

Foto: Ivan Storti/ Santos FC

Últimas do seu time