Treinador vem de duas ótimas temporadas por Flamengo e São Paulo. Foto: Divulgação/ Ceará

Treinador vem de duas ótimas temporadas por Flamengo e São Paulo. Foto: Divulgação/ Ceará

O treinador Dorival Júnior foi oficialmente anunciado como novo comandante da Seleção Brasileira nesta quarta-feira (10). O nome do técnico de 61 anos era o favorito para cargo após a demissão de Fernando Diniz, que treinava o time interinamente.

O anúncio de Dorival na Amarelinha acontece pouco mais de um ano e meio após o treinador deixar o Ceará, em junho de 2022. Ele havia chegado ao Vozão dois meses antes, após ficar afastado do futebol por mais de um ano para tratar problemas de saúde.

Antes do Ceará, seu último clube havia sido o Athletico-PR, de onde saiu em agosto de 2020 sem fazer um trabalho de encher os olhos. No Vozão, o cenário foi melhor. Foram 18 partidas disputadas, com 11 vitórias, quatro empates e três derrotas. Aproveitamento de 68,5%.

Enquanto isso, o Flamengo, que seria o próximo clube de Dorival, não estava indo bem com o badalado Paulo Sousa, que acabou demitido. Para seu lugar, a diretoria Rubro-Negra apostou no agora técnico da Seleção.

Dorival chegou ao Fla sem muitas expectativas. O técnico não era dos mais badalados e demorou para cair nas graças na exigente torcida flamenguista. Fato é que o técnico deu muito certo no Flamengo.

Dorival Júnior levou o time carioca ao título da Copa do Brasil e da Libertadores na mesma temporada. Ainda assim, a diretoria do clube decidiu mandá-lo embora antes mesmo da disputa do Mundial de clubes. Para seu lugar, trouxe o português Vítor Pereira, que fez bom 2022 no Corinthians.

A decisão, mais tarde, se provou extremamente equivocada. Com VP no comando, o Fla sequer passou das semifinais do Mundial. Mais tarde na temporada, o português seria demitido sem deixar saudades na Magnética.

Já Dorival Júnior, com duas conquistas de primeira prateleira no currículo, foi contratado pelo São Paulo para a temporada de 2023. Novamente, o treinador brilhou e levou o Tricolor à conquista inédita da Copa do Brasil.

Nesse meio-tempo, a Seleção Brasileira tinha Fernando Diniz no seu comando de forma interina, enquanto o italiano Carlo Ancelotti, em tese acertado com a CBF, esperava o fim de seu contrato com o Real Madrid para assumir a Amarelinha.

Ancelotti, porém, renovou seu contrato com o time espanhol até 2026 e vetou sua ida à Seleção. Fernando Diniz, por sua vez, não fazia um bom trabalho e acabou demitido. Então, o caminho se abriu para Dorival enfim assumir o posto mais cobiçado por treinadores brasileiros.

Últimas do seu time