A base do Palmeiras, aliás, vive uma situação especial, muito pela necessidade e pela falta de capacidade de investir em novas contratações

A base do Palmeiras, aliás, vive uma situação especial, muito pela necessidade e pela falta de capacidade de investir em novas contratações

Se tem uma coisa que Nathan não pode reclamar é de uma rotina monótona. O zagueiro do Palmeiras, de 19 anos, viveu diferentes sensações no último mês. Na segunda quinzena de agosto, andava nas ruas tranquilamente, não era reconhecido por ninguém, mas também ainda buscava um sonho. No dia 13 de setembro, alcançou o primeiro objetivo, estreou como titular no Palmeiras. Cinco dias depois, foi convocado para a seleção brasileira sub-20. E menos de dois dias após já foi para o banco de reservas novamente.

Não é à toa que tudo para ele é novo. Em entrevistas a diferentes meios de comunicação, disse que é uma novidade ter de parar para tirar foto, dar autógrafos e se ver na televisão. Nos treinos, ainda acha tudo diferente. Afinal, ele tinha só sete anos quando Lúcio era pentacampeão do mundo com o Brasil. Hoje, eles estão lado a lado na Academia de Futebol.

A melhor parte da história para ele começou a ser escrita no dia 29 de agosto. Na ocasião, Ricardo Gareca não gostava das opções que tinha para a zaga, sofria com desfalques e promoveu sua primeira convocação para os profissionais. Nathan seria opção para enfrentar o Internacional. Depois, já com Dorival Jr., foi chamado novamente para a delegação para o jogo contra o Criciúma.

A estreia aconteceu contra o Fluminense e não foi das melhores. Apesar de não comprometer, viu seu time tomar de 3 a 0. Contra o Flamengo, na quarta-feira, já mostrou mais personalidade, agiu bem em várias situações e não se intimidou com os mais de 20 mil torcedores no Pacaembu. Acordou no dia seguinte e nem quis acreditar no que ouvia dos assessores de imprensa do Palmeiras.

"Sério? É sério? Jura? Jura mesmo? Caraca, não sabia. Putz, véio. Que absurdo. Nem sabia. Caraca, velho. Putz, que da hora", disse ele sob os olhares da TV Palmeiras.

Depois de viver na crista da onda com a convocação, ele precisará voltar a se acostumar com a inatividade. Ele será novamente reserva, porque Lúcio e Victorino poderão atuar. Dorival já confirmou que Nathan volta para o banco de reservas e que ainda é cedo para colocá-lo como uma joia, mas destacou o seu potencial, assim como é o caso de João Pedro, lateral direito.

"São dois pontos: eles foram bem, não tenho dúvidas. Ainda é cedo para dizer se ganhamos, porque não podemos colocar uma pressão acima do normal. Muito pouco, mas estou contente. Serão mantidos dentro das suas condições. Hoje, não tivemos o Lúcio no treinamento, mas o aparecimento do Nathan é uma situação muito boa, muito agradável", afirmou o comandante.

A base do Palmeiras, aliás, vive uma situação especial, muito pela necessidade e pela falta de capacidade de investir em novas contratações. Se você olhar para o elenco, verá os seguintes nomes criados nas categorias de base alviverdes: Os goleiros Bruno, Fábio, Vinícius e Deola; os zagueiros Nathan, Gabriel Dias e Wellington; os laterais Victor Luis e João Pedro; os meio-campistas Renato e Eduardo Júnior; e os atacantes Patrick Vieira e Érik.

FOTO: UOL

Últimas do seu time