A torcida, que já havia protestado antes do jogo, vaiou no apito final, no Morumbi

A torcida, que já havia protestado antes do jogo, vaiou no apito final, no Morumbi

Do UOL, em São Paulo

A estreia de Diego Souza com a camisa do São Paulo poderia ter sido muito melhor. O camisa 9 entrou no segundo tempo do empate por 0 a 0 com o Novorizontino neste sábado (20) e, a exemplo de toda a equipe, fez pouco. O Tricolor errou muito, foi pouco criativo e ainda tomou alguns sustos no primeiro teste de seus titulares em 2018.
O empate é ruim para o São Paulo, que chega ao seu primeiro ponto na temporada. A equipe de Dorival Jr. tem dois pontos a menos que a Ponte Preta, que lidera o grupo B e ainda joga nesta rodada. O Tricolor volta a campo na quarta-feira (24), quando visita o Mirassol. Já o Novorizontino tem quatro pontos no grupo C e pega o Botafogo, em Ribeirão Preto, também na quarta.

Quem foi bem: Rodrigo Caio dá volta por cima e evita gol iminente
A defesa são-paulina como um todo errou demais e sofreu riscos desnecessários durante toda a partida, mas Rodrigo Caio merece créditos. O zagueiro chegou a furar uma bola simples e cometer falta na sequência para não virar vilão, mas acabou sendo providencial em um contra-ataque do Novorizontino em que vários de seus companheiros erraram. Juninho driblou Sidão e corria livre para o gol aberto, mas o defensor se recuperou para travar.

Quem foi mal: Dupla de ataque sumida quase não cria
Lucas Fernandes e Brenner quase não apareceram na partida inteira. O ponta até tentou, mas foi pouco criativo e arriscou de menos mesmo contra uma defesa que não era das melhores. Brenner teve uma boa chance ao cabecear escanteio cobrado no finalzinho do primeiro tempo, mas desperdiçou. Não à toa a dupla acabou substituída por Diego Souza e Cueva.

São Paulo começa melhor mesmo sem ritmo
O Tricolor não encantou, mas foi melhor. Ganhou a ampla maioria dos duelos individuais e teve maior frequência no ataque, quase abrindo o placar com Petros e Marcos Guilherme. Só faltou capricho e uma dose de atenção, mas o adversário não incomodou porque tinha dificuldades muito maiores. O primeiro tempo sugeriu que, se o rival fosse um pouco melhor, a vida do São Paulo teria sido muito mais complicada.

Novorizontino erra demais e não assusta
As claras fraquezas do time do interior limitaram as suas opções no Morumbi. A equipe de Doriva entrou montada para aproveitar contra-ataques, mas tropeçou nos próprios erros e não foi capaz de construir um sequer. As fragilidades na marcação não foram aproveitadas pelo time da casa, mas o Novorizontino esteve a perigo o tempo todo.

Tricolor usa mais os lados, mas não sai da mesmice
Após o intervalo, o São Paulo melhorou um pouquinho e passou a jogar mais pelas pontas. Ficou geograficamente mais perto do gol adversário, mas ainda sem criar muitas oportunidades. Sem arriscar, o time da casa desistiu dos lances individuais e caiu na monotonia. É verdade que o time do Morumbi jogava melhor que o Novorizontino, mas não o suficiente para fazer os gols.

Dorival Jr. aciona suas principais armas
Sem soluções em campo, o técnico são-paulino resolveu mexer. Colocou Diego Souza e Cueva nas vagas de Lucas Fernandes e Brenner. As mudanças não resolveram a curto prazo, e o Tricolor seguiu pouco criativo e cometendo os mesmos erros. Do outro lado, o Novorizontino passou a arriscar de longe e viveu seu melhor momento.

Sustos e gols anulados na reta final
O Novorizontino passou a gostar do confronto e teve um gol corretamente anulado por impedimento aos 25 minutos. O susto não foi suficiente para acordar o São Paulo, que precisou de um ato heroico de Rodrigo Caio para não sofrer o gol aos 32. Nos minutos finais o Tricolor ainda pediu pênalti em Caíque e teve um gol de Rodrigo Caio também anulado, mas apesar do desespero não conseguiu o gol da vitória.

Petros herda braçadeira de capitão
A história do volante no clube ainda é curta, de sete meses e 28 jogos, mas Petros já desponta como líder do elenco tricolor. Ele já tinha se destacado nos momentos de crise do ano passado e neste sábado, no primeiro compromisso do time titular em 2018, assumiu o posto de capitão. Após as saídas de Hernanes e Lucas Pratto, o meio-campista parece ter "vencido" a disputa com Sidão e Rodrigo Caio na linha sucessória da braçadeira.

Ficha Técnica
São Paulo 0 x 0 Novorizontino

Data: 20 de janeiro de 2018
Local: Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi), São Paulo-SP
Hora: 19h00 (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira
Assistentes: Tatiane dos Santos Camargo e Vitor Carmona Metestaine
Cartões Amarelos: Rodrigo Caio (São Paulo); Oliveira, Adilson, Jean Carlos e Éder (Novorizontino)
Cartão Vermelho: não houve

São Paulo: Sidão; Militão, Bruno Alves, Rodrigo Caio e Edimar; Jucilei, Petros, Lucas Fernandes (Diego Souza) e Shaylon; Marcos Guilherme (Caíque) e Brenner (Cueva). Treinador: Dorival Jr.

Novorizontino: Oliveira; Tony, Guilherme, Eder e Thalyson; Adilson, Jean Patrick e Jean Carlos (Valdeir); Francis (Cléo Silva), Safira e Ratão (Juninho). Treinador: Doriva.

(Foto: Marcello Zambrana/AGIF - retirada do UOL)

Últimas do seu time