Goleiro salvou o time na vitória contra o Cruzeiro. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Goleiro salvou o time na vitória contra o Cruzeiro. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

O Flamengo vive um momento de pressão na temporada. Com jogos decisivos em sequência, o Rubro-negro tem sofrido com a irregularidade da maioria dos seus jogadores. O time esbarra na criação, tem problemas com uma defesa que já foi mais confiável, mas possui uma exceção fundamental para a manutenção na briga por títulos: o goleiro Diego Alves.

Pouco mais de um ano depois de chegar ao Flamengo, o camisa 1 enfileira boas atuações. Os jogos após a Copa do Mundo, inclusive, são destaques. Os desempenhos nas duas partidas contra o Cruzeiro chamaram a atenção. Na Copa Libertadores, impediu uma derrota mais elástica do que os 2 a 0 em pleno Maracanã. Foram, pelo menos, duas difíceis intervenções.

Pelo Campeonato Brasileiro, o goleiro fez uma defesa impactante em cabeceio de Arrascaeta e foi mais uma vez fundamental para a manutenção da vitória por 1 a 0. O arqueiro se destacou na queda de rendimento da equipe. A bola passou a chegar na meta flamenguista com maior frequência, exigindo bastante de Diego Alves.

Diante de um time que sofre com a irregularidade de atletas como o zagueiro Réver, o lateral Rodinei, os meias Diego e Everton Ribeiro, além dos atacantes Vitinho, Marlos Moreno, Uribe e Henrique Dourado, o goleiro tem sido a boa notícia.

Até mesmo Lucas Paquetá e Cuéllar, xodós da torcida, não foram constantes nos compromissos recentes. Em uma análise geral, Diego Alves foi o único jogador do Flamengo que não oscilou. Na atual temporada, ele defendeu a equipe em 33 jogos e foi vazado 23 vezes. O goleiro chegou a cumprir duas sequências de seis partidas sem sofrer nenhum gol sequer.

De personalidade forte e firme nas entrevistas, o camisa 1 é um dos líderes do elenco e costuma defender bastante os companheiros. Ele, no entanto, não esconde os problemas quando necessário, da mesma forma que evita falar em alguns momentos das próprias atuações. Foi assim no último domingo (13), quando questionado na saída de campo sobre a difícil defesa praticada contra o Cruzeiro.

"Não quero falar da defesa, mas da atuação que tivemos. Foi uma vitória importante e que nos dá moral para a sequência de jogos difíceis", afirmou.

Diego Alves está entre os jogadores mais bem pagos do elenco rubro-negro. Depois de um período de obstáculos na readaptação ao futebol brasileiro, ele aparece muito mais do que apenas pela fama de "pegador de pênaltis". Bom para o Flamengo, que tem no goleiro um porto seguro na tentativa de reencontrar a tão necessária regularidade.

Últimas do seu time