Jogo pode ter sido a despedida de Barcos, que negocia com uma equipe chinesa

Jogo pode ter sido a despedida de Barcos, que negocia com uma equipe chinesa

Barcos pode ter feito sua última partida pelo Grêmio. Acertado com o Changchun Yatai, da China, o Pirata depende apenas da oficialização do clube para o 'adeus'. E se foi, de fato, sua aparição derradeira vestindo azul, branco e preto, foi em grande estilo. O camisa 9 marcou dois gols, deu uma assistência e foi o principal responsável pela vitória do Tricolor por 3 a 0, diante do União Frederiquense, neste sábado, na Arena, pela primeira rodada do Campeonato Gaúcho. 

A direção gremista ainda nega a negociação. Mas Barcos aceitou a proposta dos chineses, apurada no início da tarde deste sábado. Jogou, também, para se despedir dos aficionados. E a despedida não poderia ser melhor. O primeiro de pênalti, o segundo de rebote, uma assistência para gol de Everton e a vitória. 
 
A dupla com Marcelo Moreno funcionou. O boliviano também foi bem. Além disso, Lincoln conseguiu dar ritmo ao meio-campo, não deixando carência pela falta de Douglas. Talvez também pela fragilidade do adversário, estreante na primeira divisão gaúcha. 
 
Com três pontos na classificação do Gauchão, o Grêmio encara, na segunda rodada, o Aimoré, na quarta-feira às 22h em São Leopoldo. Já o União Frederiquense terá pela frente o Caxias, em Frederico Westphalen, no mesmo dia, às 20h30. 
 
Fases do jogo: 
 
A superioridade do Grêmio ficou evidente desde o primeiro minuto. Chances surgiram a cada ataque, como se enfrentasse um time abaixo de sua categoria, que de fato era. Contra o União Frederiquense, que disputa pela primeira vez a Série A do Gauchão, a cada momento o gol gremista parecia mais perto. 
 
Não demorou. Após Lincoln obrigar o goleiro Nícolas a uma difícil defesa, e Barcos chutar outra chance para fora, Araújo tentou um cruzamento, aos 15 minutos, e a bola bateu no braço de um defensor. Pênalti marcado e convertido pelo Pirata. 
 
Cinco minutos depois, Barcos fez outro. Jogada pela esquerda e cruzamento para Marcelo Moreno, o boliviano bateu, Nícolas deu rebote, e Barcos colocou o segundo na rede, fazendo 2 a 0 para o Grêmio com 20 minutos de jogo. 
 
Com a partida resolvida, o Grêmio reduziu o ritmo. E ainda poderia ter feito mais. Aos 38, Araújo enfiou para Luan, que driblou o goleiro do União Frederiquense, mas bateu para fora. E o primeiro tempo acabou com o Tricolor com o comando absoluto do jogo. 
 
No começo do segundo tempo, Rhodolfo perdeu mais uma chance clara para o Grêmio. Fellipe Bastos bateu falta, Nícolas deu rebote e o zagueiro, livre, chutou para fora. No lance seguinte, cruzamento da esquerda e Josiel cabeceou livre. Marcelo Grohe fez uma linda defesa e evitou o gol dos visitantes. 
 
O duelo controlado pelo Grêmio caminhou lentamente até seu final. Em 20 minutos a partida foi resolvida e no segundo tempo, o União não chegou a mostrar força para reverter o quadro, mesmo com um jogador a mais desde os 34 minutos da metade final, quando Araújo foi expulso. E ainda houve tempo para mais um ato da despedida de Barcos. Um drible na marcação e cruzamento para o terceiro gol, de Everton. Vitória na estreia e 'adeus' em alto nível para o Pirata. 
 
O melhor: Barcos - Marcou dois gols, deu assistência e comandou as ações ofensivas do Grêmio. 
 
O pior: Araújo - Errou muitos passes e falhou em momentos importantes da partida. Foi expulso no segundo tempo após falta infantil. 
 
Chave do jogo: Qualidade - O Grêmio mostrou muito mais qualidade que o adversário. Venceu sem qualquer dificuldade e poderia ter feito ainda mais gols. 
 
Toque dos técnicos: 
Felipão escalou o Grêmio no 4-4-2 tradicional, com dois volantes, dois meias e dois centroavantes. O esquema deu certo e o time de Porto Alegre dominou a partida durante o tempo inteiro. Lincoln e Luan, abertos, foram responsáveis pela armação. Moreno e Barcos, próximos um do outro, foram preocupação constante para a defesa rival. 
 
Já o União Frederiquense se postou defensivamente, mas levou um gol cedo e precisou sair. Com duas linhas de quatro jogadores, o time do interior gaúcho acabou uma presa fácil. 
 
Para lembrar:
 
Despedida de Barcos. O Pirata aceitou uma proposta do Changchun Yatai, da China, e se despede do Tricolor neste sábado. O clube gaúcho, no entanto, não confirma a saída. 
 
Ronaldinho na Arena. Ronaldinho Gaúcho? Não. Ronaldinho Gramadense. O lateral esquerdo do União Frederiquense chamou atenção pelo nome. 
 
GRÊMIO 3 X 0 UNIÃO FREDERIQUENSE
 
Data: 31/01/2015 (sábado)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Daniel Nobre Bins
Auxiliares: Lúcio Beiersdorf Flor e Jorge Eduardo Bernardi
Renda: R$ 494.588,04
Público: 19. 873 torcedores
Cartões amarelos:  Luan (GRE), Araújo (GRE). 
Cartões vermelhos: Araújo (GRE)
Gols: Barcos, do Grêmio, aos 16 minutos do primeiro tempo; Barcos, do Grêmio, aos 20 minutos do primeiro tempo; Everton, do Grêmio, aos 40 do segundo tempo;
 
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Galhardo, Rhodolfo, Marcelo Oliveira e Marcelo Hermes; Araújo, Fellipe Bastos, Luan (Balbino) e Lincoln (Matías Rodríguez); Marcelo Moreno (Everton) e Barcos.
Técnico: Luiz Felipe Scolari
 
UNIÃO FREDERIQUENSE
Nícolas; Régis, Marcelão, Fred e Ronaldinho Gramadense; Jonas, Jovany, Adilson (Geovanni) e Jéfferson (William); Paulinho Macaíba e Josiel (Ricardinho).
Técnico: Rodrigo Bandeira
 
Foto: UOL

Últimas do seu time