Apesar de ser palco de grandes jogos da Copa do Mundo, estádio corintiano recebe no próximo domingo o primeiro duelo recheado de história, tradição e rivalidade

Apesar de ser palco de grandes jogos da Copa do Mundo, estádio corintiano recebe no próximo domingo o primeiro duelo recheado de história, tradição e rivalidade

Que Copa do Mundo que nada. No chato Brasileirão por pontos corridos a Arena Corinthians vai viver seu primeiro “jogo de verdade”. Corinthians e Palmeiras duelam no próximo domingo, no encontro dos dois maiores rivais do estado. E a rivalidade promete ditar o ritmo do confronto, que vai entrar para a história, pois será o primeiro dérbi disputado no novo templo alvinegro.

A tensão para o jogo já toma conta das torcidas e das autoridades também. A chegada ao novo estádio corintiano é única, ou seja, pelo metrô, trem ou pela avenida Radial Leste.

A escolta das torcidas promete ser tensa e um teste de fogo para a Polícia Militar, que terá também a sua primeira experiência num clássico disputado na nova Arena, que promete lotação máxima.

Como todo clássico que se preze, os rivais chegam em situações distintas para o duelo. O Corinthians, vice-líder do nacional e de olho na ponta, joga em casa e desafia um Palmeiras ainda em formação e em situação delicada no nacional.

O Alviverde é apenas o 12º colocado na tabela. O time não vence há sete partidas no Brasileirão e está pressionado. É verdade que a equipe vem de um triunfo sobre o Avaí, pela Copa do Brasil, mas será preciso mostrar força no dérbi.

Será o primeiro clássico do argentino Ricardo Gareca no comando do Palmeiras. Assim como o primeiro confronto de Mano Menezes diante do maior rival na nova casa. E como anfitrião, o comandante alvinegro sabe que tem a obrigação de vitória.

O duelo por si só já tem apelo e muita tradição, soma também muitos outros detalhes que prometem deixar o confronto ainda mais acirrado e com os nervos à flor da pele.

“Não jogamos só contra o Palmeiras, mas com as principais equipes do país. Não basta só ganharmos o clássico, ainda que o torcedor o enxergue de maneira diferente”, afirma Mano Menezes, na busca por tirar a pressão de cima dos seus comandados.

“Teremos um grande jogo no domingo. Espero que façamos uma partida nos moldes do que fizemos contra o Bahia, pela Copa do Brasil.”

Gareca se mostra também focado no dérbi. Acostumado à rivalidade argentina, o treinador alviverde sabe da pressão e promete um time pronto para segurar o arquirrival e, se possível, vencer o duelo.

“É um clássico, mas tenho enfrentado clássicos desde que cheguei, contra Santos e Cruzeiro. Eu sei da importância que representa uma vitória para a torcida e para a instituição”, afirma Gareca.

“A torcida pode ficar tranquila que nós vamos estar preparados para essa partida. É difícil, mas estaremos prontos.”

Discordo da tese de que clássico não tem favorito. Tem sim e esse é o Corinthians.

Explico: o Alvinegro joga em casa, tem uma equipe mais talentosa e está num estágio acima do Palmeiras. Por isso pode e deve ser apontado como favorito no duelo.

No entanto, um favoritismo antecipado não deixa o clube mais perto da vitória. Quando a bola rola tudo muda e a transpiração e a inspiração fazem a diferença. O dérbi promete.

Já a Arena Corinthians, acostumada com grandes jogos durante a Copa do Mundo, verá mais um duelo história no domingo. No entanto, o maior deles. Corinthians x Palmeiras é tradição, nervos à flor da pele e rivalidade pura.

Quem vence? Opine!

Acesse o Blog Salgueiro FC

Twitter: @salgueirofc

Foto: Divulgação

Últimas do seu time