Não que tenha caído aquela tempestade na tarde / noite de hoje na Big Apple, mas foi o suficiente para que os jogos fossem interrompidos ou sequer iniciados. No caso do embate entre o jovem e talentoso espanhol Marcel Granollers e o suíço Roger Federer, o jogo foi paralisado quando Granollers vencia por um set a zero e jogava demais, ritmo muito forte.

A chuva passou, Federer virou o segundo set e venceu quase todos os games até o final do jogo. Fechou 3-1 com um tênis de muita paciência, bons saques e aquele slice que tira do jogo qualquer adversário. Vale a pena uma breve explicação, mesmo porque são muitos leitores que pouco a pouco vão conhecendo o tênis. No slice, a bola perde o peso, é batida com efeito, girando contra a sua rotação. Quando o adversário recebe este tipo de bola, fica difícil imprimir potência, aí a devolução vem como um prato cheio para definição da jogada. Federer usa e abusa de slices, e pior, no backhand. É mestre nisso.

Mais novidades na Davis. O espanhol David Ferrer anunciou hoje que não vem ao Brasil para os jogos agora em setembro. Nadal já deu a entender que também não virá. Alguém arrisca um palpite para a formação espanhola? Robredo, Almagro...

Tenho a informação que João Souza, o Feijão, será cortado do time do Brasil e será substituído por Guilherme Clezar. O motivo não está bem explicado, prefiro aguardar para confirmar. De qualquer forma são dois grandes tenistas, mas para uma Davis não sei se já é hora do jovem Clezar.

Esporte é vida! Voltamos com mais tênis semana que vem.

Gustavo Alves dos Santos - nosesportes@gmail.com

No twitter: @gustavofarmacia

Foto: UOL

Últimas do seu time