Jair Ventura está ameaçado no cargo após quarta derrota em seis jogos

Jair Ventura está ameaçado no cargo após quarta derrota em seis jogos

Samir Carvalho
Do UOL, em Santos (SP)

A derrota no clássico para o São Paulo no último domingo, no Morumbi, a quarta em seis jogos (Nacional-URU, Grêmio, Luverdense-MT, além do tricolor paulista) deixou o técnico Jair Ventura com o cargo ameaçado no Santos. O UOL Esporte apurou que a demissão do treinador divide a cúpula alvinegra, que conta com o presidente José Carlos Peres, o vice Orlando Rollo e mais sete gestores.

O futuro de Jair Ventura será o principal assunto discutido na reunião do Conselho Gestor, agendada para esta segunda-feira.

O presidente José Carlos Peres está do lado do grupo que defende a permanência do treinador. No entanto, esta ala admite que uma nova derrota, diante do Real Garcilaso, do Peru, nesta quinta-feira, na Vila Belmiro, pela última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, deixaria a condição de Jair insustentável no clube.

Os dirigentes que ainda apostam em Jair Ventura alegam que o treinador não tem "matéria prima" e, por isso, é preciso ser avaliado somente com o elenco reforçado. Eles acreditam que os reforços chegarão na reabertura da janela de transferências internacional no meio do ano e que o treinador não pode ser cobrado antes disso.

A diretoria santista promete três reforços para o meio-campo, considerado o setor mais carente do elenco. Vale lembrar que, nesta temporada, eles contrataram somente três jogadores: Gabigol, Eduardo Sasha e Dodô.

Já o grupo de dirigente que é a favor da demissão de Jair Ventura antes do duelo contra o Real Garcilaso alega que o treinador "perdeu" o grupo e não respeita o DNA ofensivo do Santos.

Na visão deles, a equipe santista prioriza o sistema defensivo e sacrifica bastante os seus atacantes: Rodrygo, Sasha e Gabigol.

Após a derrota no clássico contra o São Paulo, Jair Ventura admitiu que corre risco de demissão.

"Eu já temia meu futuro antes de chegar. A vida de técnico sempre está em xeque, faz parte da nossa profissão. O percentual é baixo, mas as classificações foram alcançadas. O Santos junto com outros times está fazendo frente em todos os campeonatos. O melhor percentual do Paulista não foi campeão (Palmeiras), então o aproveitamento não vai te levar aos seus objetivos. O Santos está alcançando seus objetivos", disse.

Somando as três competições que o Santos disputa no momento: Libertadores, Copa do Brasil e Brasileiro, o time de Jair só venceu uma partida como visitante, diante do Estudiantes, na Argentina. Neste período, foram seis derrotas: Real Garcilaso, Bahia, Nacional-URU, Grêmio, Luverdense-MT e São Paulo.

Foto: Ivan Storti/SantosFC

Últimas do seu time