Entrevista do jornalista Maurício Sabará com Paulo Rosati Júnior, que prepara uma receita de família

Entrevista do jornalista Maurício Sabará com Paulo Rosati Júnior, que prepara uma receita de família

MAURÍCIO SABARÁ: Paulo Rosati Júnior, você nasceu em São Paulo, mas seu conhecimento em culinária vem da velha Europa, especialmente de países como a Itália e a Áustria. O que foi passado pra você de tal tradição? Conte também sobre sua trajetória.
PAULO ROSATI JÚNIOR: Minha inspiração vem da minha Vovó Helena, que desde pequeno me levava para a cozinha para cozinhar junto com ela. Foi assim que aprendi a fazer o Pirue desde pequeno.
Hoje tenho um restaurante, com receitas de família.

MS: Seu prato principal é o Pirue. Comente sobre essa delícia.
PRJ: O Pirue é uma pasta com formato de meia lua tamanho de mão, tendo recheio de batata e queijo branco, massa esta que é cozida e acompanhada de um molho austríaco a base de linguiça portuguesa, paio, bacon, pernil, azeito na chilena ao cozimento de tomates frescos.

MS: Além do Pirue, quais são os outros pratos que gota de preparar? Explique resumidamente sobre cada um deles.
PRJ: Faço também uma deliciosa lazanha e a Torta Filatonni, também com molhos caseiros de família.

MS: Houve alguma comida que você experimentou da qual tenha marcado mais?
PRJ: Ah, o gnochi (nhoque) que aprendi a fazer e a torta de limão à moda antiga caseira. Não posso deixar de lado o pudim de leite condensado, que também é minha especialidade.

MS: Quais são os países que você aprecia mais a culinária?
PRJ: Acho a culinária italiana, austríaca e a polonesa. São maravilhosas!

MS: Destaque um pouco a culinária brasileira. Quais as suas preferências?
PRJ: Adoro a feijoada e suas carnes nobres. Também aprendi a fazer a tradicional comida brasileira da mais completa até a light.

MS: O Perue fez grande sucesso na década de 70 quando foi apresentado no programa da Ofélia. Qual é a sua opinião sobre os programas atuais de comida na televisão?
PRJ: Os programas atuais focam em receitas comuns ou em programas de disputa entre amadores ou profissionais. O que falta, talvez, seja fazer apresentações de pratos de família como a Ofélia fazia. 

Últimas do seu time