Com pinta de promessa, ele foi um dos campeões mundiais no Japão, mas parou por ali

Com pinta de promessa, ele foi um dos campeões mundiais no Japão, mas parou por ali

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

Com um chute colocado, de cobertura sobre o gremista Marcelo Gröhe, o meia Giovanni apresentou suas credenciais para a torcida do Corinthians na reta final do Campeonato Brasileiro de 2012. Com pinta de promessa, ele foi um dos campeões mundiais no Japão, mas parou por ali.

Dois anos depois, o Corinthians novamente recebe o Grêmio no próximo domingo, mas a realidade de Giovanni é bem diferente. Depois de quatro tentativas frustradas por outras equipes e luta contra a balança, ele joga no fim de semana é contra o São Caetano. A partida é válida pela semifinal do Campeonato Paulista sub-20.

Funcionários do Corinthians que acompanharam a trajetória de Giovanni nas últimas duas temporadas apontam a displiscência como a maior dificuldade para confirmar o bom início nos profissionais do Corinthians em 2012. O excesso de peso, em vários momentos, dificultou a vida do meio-campista.

Sem espaço com Tite, ele foi emprestado à Ponte Preta e também à Portuguesa. No Campeonato Paulista, Giovanni vinha em bom momento quando Guto Ferreira foi substituído por Argel Fucks. De cara, o novo treinador preparou uma lista de dispensa e pediu a saída do meia corintiano.

A solução encontrada pelo estafe de Giovanni foi buscar um clube no exterior, mas as tentativas seriam frustradas. Ele primeiro se apresentou ao Toronto FC, mesmo clube do goleiro Júlio César, mas logo na sequência optou pela saída. Seduzido por uma oportunidade de testes no Mônaco-FRA, o corintiano viajou à Europa, mas acabou reprovado.

Com idade para mais alguns meses de juniores, Giovanni foi reintegrado à equipe sub-20, mas assustou a comissão técnica pelo excesso de peso. As dificuldades em fazer a carreira ir adiante mexeram com o jogador. Companheiros relatam personalidade difícil e pouco foco. Ainda assim, no Campeonato Paulista Júnior, ele é o camisa 10 do time que disputa uma vaga na decisão.

Para Giovanni, não faltou empresário forte para decolar. O jogador é representado por Giuliano Bertolucci, um dos agentes mais influentes, seja no Brasil ou na Europa. Recentemente, porém, ele chegou a pedir auxílio da direção do Corinthians para conseguir um empréstimo a outra equipe. A diretores, Giovanni acusou que não vem tendo a atenção desejada de seu estafe.

A forma como as coisas se desenrolaram com os campeões da Copa São Paulo 2012, caso de Giovanni, também fez a direção do Corinthians mudar conceitos. Promessa da vez, o atacante Malcom é hoje preservado e tem salário de R$ 10 mil, um terço do que é pago para o garoto que brilhou contra o Grêmio há dois anos.

O Corinthians não autorizou Giovanni a atender a reportagem.

FOTO: UOL

Últimas do seu time