Grêmio bate o Coxa, na Arena,  Inter vence o Peixe, na vila, e vão a 10 pontos

Grêmio bate o Coxa, na Arena, Inter vence o Peixe, na vila, e vão a 10 pontos

Pela primeira vez na história do Brasileirão por pontos corridos, a dupla Gre-Nal ocupa as duas primeiras posições na tabela de classificação.
 
Isso enche a bola das duas metades futebolísticas dos Pampas,  suscitando indagações sobre o significado dessa boa arrancada gaúcha no principal certame do país. 
 
Um desses questionamentos por parte de gremistas e colorados é se essas privilegiadas posições na tabela de classificação  servem de credencial para que se atribua ao Grêmio e ao Internacional algum tipo de favoritismo com vistas à conquista do título.
 
Honestamente eu não acredito nisso. Até porque tenho observado repetidas vezes que, nas primeiras rodadas do campeonato brasileiro, é comum clubes de todos os níveis futebolísticos frequentarem o G-4, de forma alternada, até que as coisas se acomodem com as equipes de maior potencial futebolísico subindo e as menos qualificadas descendo na classificação geral. 
 
A meu ver, Grêmio e Inter estão ocupando neste momento o primeiro e o segundo lugar na classificação do campeonato, em condições semelhantes àquelas em que Santa Cruz e Chapecoense estiveram quando eram os dois primeiros colocados na tabela, dias atrás.  
 
A diferença é que os representantes da dupla Gre-Nal podem ser considerados candidatos em potencial à conquista do campeonato, não por estarem na ponta de cima da tabela, mas pela tradição e a estrutura de plantel que possuem.
 
Já a equipe pernambucana e a catarinense ainda não alcançaram uma estrutura futebolística respaldada por um grande plantel, como acontece com os dois grandes clubes gaúchos, figurando no certame, portanto, como simples concorrentes correndo por fora, com remotas possibilidades de chegar ao título. 
 
Na velha queda de braço regional, também se discute no Sul qual dos dois clubes gaúchos fez até aqui a melhor campanha relativa, em função dos adversários enfrentados, já que em dados absolutos ambos estão igualados, com 10 pontos cada um, com o Grêmio à frente do Inter pelo critério de desempate pelo saldo de gols. 
 
Eu diria que o Grêmio revelou nessas primeiras rodadas um futebol mais volumoso do que o do time colorado, até pelo fato de ainda não haver sofrido gols no campeonato e possuir um saldo de gols superior ao do tradicional rival.
 
Contudo é preciso considerar que o Internacional somou  mais da metade de seus pontos, ainda que "aos trancos e barrancos", vencendo fora de casa nada menos do que São Paulo e Santos.
 
Por isso,  vale dizer que a campanha colorada é mais consistente do que a do tricolor, que até agora ganhou apenas 1 ponto contra uma equipe de peso, no empate com o Corinthians, em São Paulo, sendo os outros nove pontos alcançados  diante de times de menor qualificação técnica, como o Flamengo e o Coritiba  (em casa), o os reservas do Atlético Mineiro, em Belo Horizonte. . 
 
Aliás, torna-se oportuno observar que o Internacional tem tudo para assumir a liderança do certame na próxima rodada, empurrando o Grêmio para uma posição secundária na tabela de classificação. 
 
Não é difícil entender por quê. O time de Roger Machado  pega o Palmeiras, no Pacaembu, em São Paulo, de onde dificilmente sairá com uma vitória. Se conseguir empatar já estará de bom tamanho. 
 
Enquanto isso, os comandados de Argel Fucks têm pela frente, na próxima rodada, a equipe do Atlético Paranaense, que não atravessa um bom momento e ao que tudo indica não deverá resistir a pressão do time colorado em casa, embalado por sua torcida e motivado pela possibilidade de saltar à frente do Grêmio, roubando-lhe a cena na liderança do Brasileirão.   
 
Momentaneamente, a gauchada está "de mala e cuia" nos andares mais altos da tabela, mas é bom que a torcida Gre-Nal não se assanhe muito, porque Corinthians e São Paulo já começaram a vencer e a tendência é que a briga por vaga no cobiçado G-4 comece a ficar cada vez mais acirrada a cada rodada que passar.  
 
Fale com o colunista : Portal Terceiro 
jornalino@gmail.com - @twitter/jornalino.com - veículos: Portal Teceiro Tempo (Colunistas) - Portal de Mídia Lino Tavares (Linotícias Portal International, Semanário Virutalino On  Line,  Rio On Line Jornal e On Line Jornal Porto Alegre) - Portal Brasil News - Revista Eletrônica Giabanet.com e Jornal Expresso Minuano RS. 
 
Foto: UOL 

 

Últimas do seu time