Ronaldinho celebra gol de Bernard na partida entre Atlético-MG e Newell´s, pela semifinal da Libertadores de 2013

Ronaldinho celebra gol de Bernard na partida entre Atlético-MG e Newell´s, pela semifinal da Libertadores de 2013

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

Nesta segunda-feira, o Atlético-MG entra em campo para manter o 100% de aproveitamento no Campeonato Mineiro. Contra o Tupi, pela sétima rodada, a equipe do técnico Roger Machado busca o sétimo triunfo na competição. E caso consiga o resultado positivo, o duelo vai entrar para a estreia do Atlético no Independência. Com 99 vitórias no Horto, a equipe atleticana está perto do 100º triunfo no estádio, desde a reinauguração do local, em abril de 2012.

Desde então, o Independência se tornou a casa do Atlético. Um acordo comercial do clube com a BWA, permite que o estádio do América-MG seja administrado pelo rival alvinegro. Por causa disso, o Mineirão tornou-se uma opção alternativa para os jogos do Atlético. Tanto que o Gigante da Pampulha teve o time alvinegro como mandante em apenas 21 oportunidades desde fevereiro de 2013.

O primeiro jogo do Atlético no novo Independência foi no dia 3 de maio 2012, contra o Goiás, pela Copa do Brasil. Com o estádio lotado, o time da casa venceu, mas foi eliminado. Mas aquele 2 a 1 marcou o início de uma sequência de 38 partidas de invencibilidade no Horto, quebrada somente no dia 31 de julho de 2013, pelo Atlético-PR, uma semana após o time mineiro conquistar a Copa Libertadores.

Desde aquele 3 de maio de 2012, o Atlético atuou 146 vezes no local, quase sempre como mandante, mas algumas vezes como visitante, nos clássicos com América-MG e até mesmo com o Cruzeiro, em uma oportunidade, no Brasileirão de 2012. Jogo marcado pelo golaço de Ronaldinho Gaúcho, que atravessou metade do campo para virar o placar, do jogo que terminaria empatado em 2 a 2. São 99 vitórias, com mais 32 empates e 15 derrotas.

Entre as 99 vitórias do Atlético no Independência, algumas são inesquecíveis para o torcedor do Atlético. Foi no Horto que o time caminhou na inédita conquista da América. Apenas a final foi disputada no Mineirão, por força de regulamento, que exige um estádio com mais de 40 mil lugares. Foi também no Independência que o Atlético venceu o primeiro jogo da final da Copa do Brasil, contra o Cruzeiro, em 2014.

Aliás, o maior rival aparece ao lado do São Paulo e do América-MG como os adversários mais derrotados pelo Atlético no Horto. Cada um perdeu em cinco oportunidades. Adversário desta noite, o Tupi perdeu nas duas vezes que enfrentou o Atlético no estádio, em 2013 e 2015.

Atlético deve usar camisas brancas

A coleção 2017 dos uniformes do Atlético vai ser lançada nas próximas semanas, antes da estreia em casa pela Copa Libertadores, marcada para o dia 13 de abril, contra o Sport Boys, da Bolívia. Enquanto isso, a equipe atleticana está usando uma camisa chamada de edição de colecionador pela Topper, fornecedora de material esportivo do clube. No entanto, a camisa número 1 só tem listras na frente. Por esse motivo, o Atlético deve ser obrigado a jogar de branco, fazendo o Tupi jogar com a camisa preta ou com a camisa listrada. Situação semelhante ao que aconteceu no clássico com o América, na quarta rodada do Mineiro.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG X TUPI

Data: 13 de março de 2017, domingo
Horário: 20h (de Brasília)
Motivo: 4ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Felipe Fernandes Lima (MG)
Assistentes: Guilherme dias Camilo (FIFA/MG) e Fernanda Nândrea Gomes Antunes (MG)

ATLÉTICO-MG: Giovanni, Marcos Rocha, Felipe Santana, Gabriel e Fábio Santos; Rafael Carioca, Elias, Danilo, Otero e Robinho; Fred. Técnico: Roger Machado.

TUPI: Paulo Henrique, Lucas, Elivelton, Edmário e Bruno Santos; Marcel, Bonilha, Bruno Paiva e Ruan Teles; Jajá e Caça-Rato. Técnico: Aílton.

Foto: AP Photo/Felipe Dana

Últimas do seu time