Ele não falha nunca. Salvador das Dores ? o Salvador é do pai; Das Dores, da mãe ? conhece todo e qualquer tipo de dor. E sabe como curar cada uma delas. Fica com os olhos pregados no infinito e vai ouvindo a queixa do dolorido. Depois pisca demoradamente e, pronto!, lá vem o diagnóstico logo seguido do remédio para a cura.

Das Dores, como é chamado, não é alopata nem homeopata, e muito menos médico. Seus métodos de cura não são ortodoxos e o remédio indicado nem sempre é tradicional. Mas consegue contentar todos.

Os remédios de Das Dores são específicos. "Cada dor é uma dor" e "dor não se discute?, costuma dizer. A dor de cotovelo feminina é tratada à base de sorvete de chocolate. Se a mulher for abastada, o tratamento também inclui uma ida ao shopping com cartão de crédito na mão. Já a dor de corno masculina possui duas opções de tratamento: álcool ou compor música sertaneja.

Quando, pela primeira vez, ouviu falar em dor de veado, Das Dores logo pensou num remédio certeiro. Mas foi obrigado a rever seus conceitos ao descobrir que dor de veado é apenas a maneira como é chamada ? no norte de nordeste brasileiro ? aquela dor abdominal bem forte causada por esforço numa corrida.

Para ele também não existem escalas de dor. Todas elas são intensas de acordo com o meio. A dor que a mulher sofre na hora do parto não pode ser comparada à que o homem sente quando uma bola atinge outras duas, que não deviriam estar no caminho.

Por isso, quando aquele homem viu Das Dores andando pela rua não teve receio de lhe interpelar. Precisava falar daquela estranha dorzinha no peito.
 
? Dor leve ou forte?

? Leve.

?  Intermitente?

? Sim.

? Suspira?

? Muito.

? Quando a dor surgiu?

? Acho que foi depois que assisti a um jogo do Barcelona.

? Hum...

Das Dores franziu um pouco a testa, torceu o nariz e tamborilou os dedos no queixo.

? Já assistiu "Pelé eterno??

? Sim, umas cinco vezes.

? Tem procurado assistir no youtube a lances do Tostão, Rivelino, Gérson, Ademir da Guia, Sócrates, Zico, Romário...?

? Procuro direto.

? E jogos da seleção do Telê na Copa de 82?

? Também... 

? Acompanha o futebol hoje?

? Acompanhdo... tudo...

Das Dores fez o seu ritual. Depois, fez  "tsk tsk tsk tsk?, estalando a língua no céu da boca, e deu-lhe uns tapinhas solidários nas costas.

? O que eu tenho, seo Das Dores?

? Você é apenas mais um a descobrir quanto dói uma saudade.

? E isso tem cura?

Mas não adiantava perguntar mais nada. Das Dores já estava caminhando para longe. Lá ia ele, com as mãos nos bolsos, balançando a cabeça num gesto incompreensível num misto de ironia e pena.

Imagem: @CowboySL

Magalhães Jr. ? o Maga

Últimas do seu time