A dupla brasileira continua na frente nos SxS, restando dois dias. Foto: Duda Bairros/photosdakar.com,

A dupla brasileira continua na frente nos SxS, restando dois dias. Foto: Duda Bairros/photosdakar.com,

Restando mais dois dias de competição, o Rally Dakar chegou a 12ª etapa nesta quinta-feira (18), e apenas três categorias participaram: os SxS, onde competem os brasileiros Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin; os carros e os caminhões, pois as motos e os quadriciclos foram poupados da longa jornada por motivos de segurança, no trecho entre Fiambalá e San Juan, na Argentina, com 522 quilômetros cronometrados, o mais longo desta edição.

DUPLA BRASILEIRA NA FRENTE

Na reta final do Dakar, Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin tiveram mais uma grande jornada, vencendo a longa etapa e mantendo-se na frente na classificação geral, e com mais vantagem em relação ao dia anterior.

Foram necessárias 9 horas, 27minutos e 12 segundos para que eles completassem os mais de 500 quilômetros da especial a bordo do Can-Am Maverick X3, 18 minutos e 54 segundos antes da dupla Patrice Garrouste (França) e Steven Griener (Suíça), que disputam com um Polaris e terminaram o dia em quarto, e permanecem na segunda colocação geral.

Com o resultado, os brasileiros abriram 1h03min27 segundos e precisam administrar os dois dias restantes para repetirem o feito da outra dupla brasileira que venceu nos UTVs no ano passado, Leandro Torres e Lourival Roldan.

PALAVRA DOS LÍDERES

"Eu quase não aguento falar. Dormimos apenas três horas, às 4h53 já estávamos no Can-Am Maverick X3 para mais de 15 horas dentro do UTV. O veículo está perfeito, só ficou um pouco sujo por conta do barro", cometou o pauista Varela.

"A organização, mais uma vez, exigiu muita na navegação. Foi bem difícil, com trechos no meio do nada, sem referência alguma. Completamos muito bem o dia, a missão foi cumprida e vamos motivados para as últimas duas etapas do Rally Dakar", disse o catarinense Gugelmin.

Nesta sexta-feira (19) acontece a penúltima etapa da 40ª edição do Dakar, entre San Juan e Córdoba, na Argentina. Serão 368 quilômetros cronometrados. Córdoba, aliás, será o local do término do Rally Dakar em 2018, no sábado (20).

CLASSIFICAÇÃO - CATEGORIA SXS - SITE OFICIAL DO RALLY DAKAR (QUATRO PRIMEIROS COLOCADOS)

CARROS

Carlos Sainz e Lucas Cruz, ambos espanhóis que competem pela Peugeot, terminaram em nono lugar mas seguem na liderança entre os carros. A vantagem diminuiu em relação aos franceses Stéphane Peterhansel e Jean Paul Cottret, também da Peugeot, que terminaram o dia na segunda colocação.

A boa margem que os espanhóis tinham sobre os franceses caiu de 1h00min45s para 44min41s. A vitória na etapa foi de Nasser Al-Attiyah e Matthieu Baumel, que competem com Toyota e estão na terceira colocação, pouco mais de 1h05min atrás da dupla líder.

CAMINHÕES

Incrível a disputa entre os caminhões. A vantagem do trio russo Nikolaev/Yakoviev/Rybacov (Kamaz), que está em primeiro lugar, é de apenas 1 segundo em relação aos argentinos Villagra/Torlaschi/Yacopini. 

A vitória na etapa foi dos holandeses Ton Van Genugten e Bernard Der Kinderen mais o belga Peter Willemsen (Iveco). Os russos, que lideram, terminaram em terceiro e os argentinos, vice-líderes, em quarto.

ROTEIRO RESTANTE PREVISTO PARA O 40º RALLY DAKAR:

19/1/2018 - 13ª etapa

San Juan / Córdoba (Argentina)

Deslocamento: 559 km
Especial (trecho cronometrado): 368 km
Total do dia: 927 km

20/1/2018 - 14ª etapa

Córdoba / Córdoba (Argentina)

Deslocamento: 165 km
Especial (trecho cronometrado): 119 km
Total do dia: 284 km.


TOTAL DE DESLOCAMENTOS: 4.464 km
TOTAL DE ESPECIAIS: 4.329 km
TOTAL DA PROVA: 8.793 km

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL BELLA MACCHINA DO YOUTUBE

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

COLUNAS: CLIQUE AQUI E ACESSE OS TEXTOS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI NO PORTAL TERCEIRO TEMPO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Últimas do seu time