Dupla brasileira segue liderando na categoria SxS. Foto: José Mário Dias/photosdakar.com

Dupla brasileira segue liderando na categoria SxS. Foto: José Mário Dias/photosdakar.com

E agora resta apenas uma etapa para a dupla brasileira Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin conquistar o título na categoria SxS da 40ª edição do Rally Dakar.

Eles terminaram em segundo lugar a 13ª etapa disputada nesta sexta-feira (19) em um trecho cronometrado de 368 quilômetros, entre as cidades argentinas de San Juan e Córdoba, 9 minutos e 59 segundos atrás do dueto Patrice Garrouste (França) e Steven Griener (Suíça), que venceram a jornada.

Mas a vantagem dos brasileiros, que competem com um Can-Am Maverick X3, é muito favorável ao triunfo. Eles estão com 53 minutos e 28 segundos de vantagem justamente para Garrouste e Griener, portanto, basta administrar com cuidado a etapa derradeira para repetirem o triunfo dos compatriotas Leandro Torres e Lourival Roldan, que venceram pela mesma categoria no Dakar do ano passado.

ÚLTIMO DIA DA COMPETIÇÃO

Neste sábado (20), acontece a 14ª e última etapa do Rally Dakar em sua 40ª edição, toda ela em Córdoba (Argentina), em um trajeto cronometrado de 284 quilômetros.

CLASSIFICAÇÃO - CATEGORIA SXS - SITE OFICIAL DO RALLY DAKAR (DOIS PRIMEIROS COLOCADOS)

CARROS

Mesmo terminando o dia na sexta colocação, os espanhóis Carlos Sainz e Lucas Cruz (Peugeot) seguem na liderança e estão muito próximos do título entre os carros no Dakar. 

A vitória no 13º estágio foi do representante do Catar, o piloto Nasser Al-Attiyah, que tem como navegador o francês Matthieu Baumel. A dupla compete com um Toyota e fechou a jornada em 5h02min22s, e agora está em segundo lugar, 46min18s atrás dos líderes.

Os franceses Stéphane Peterhansel e Jean Paul Cottret (Peugeot), tiveram uma grande perda de tempo no começo da especial, ficando atolados, e, depois, na caixa de câmbio, terminando a especial em 12º lugar, caindo para o quarto lugar na classificação geral, praticamente inviabilizando uma provável dobradinha da Peugeot no Dakar/2018.

MOTOS

Depois de um dia sem competições, pois a etapa anterior foi cancelada para as motos e os quadriciclos, o austríaco Matthias Walkner (KTM) segue em primeiro lugar, com 22min31s de vantagem para o argentino Kevin Benavides (Honda), segundo colocado na classificação geral.

Nesta 12ª etapa a vitória foi do australiano Toby Price (KTM), que está em terceiro no geral. Benavides foi o segundo do dia e Walkner o quarto.

QUADRICICLOS

Os quadriciclos voltaram à disputa nesta sexta-feira, após não participarem (assim como as motos), da disputa do dia anterior, por motivo de segurança.

O chileno Ignacio Casale segue na frente, com 1 hora, 37 minutos e 16 segundos de vantagem para o segundo colocado, o argentino Nicolas Gavigliasso. Casale terminou a etapa em segundo e Gavigliasso em terceiro. A vitória foi do argentino Jeremias Gonzalez Ferioli.

O brasileiro Marcelo Medeiros terminou o dia na quinta colocação e retomou o quarto lugar geral entre os quadriciclos.

CAMINHÕES

Com o abandono do trio argentino Villagra/Torlaschi/Yacopini, a tarefa para os russos Nikolaev/Yakoviev/Rybacov ficou bem mais fácil. Mesmo terminando a etapa em segundo lugar eles estão com boa margem para o trio bielorrusso que está em segundo lugar na classificação geral, Viazovich/Haranin/Zhyhulin, que venceram a penúltima etapa. Os russo estão com vantagem de 3h53min59s.

ROTEIRO RESTANTE PREVISTO PARA O 40º RALLY DAKAR:

20/1/2018 - 14ª etapa

Córdoba / Córdoba (Argentina)

Deslocamento: 165 km
Especial (trecho cronometrado): 119 km
Total do dia: 284 km.


TOTAL DE DESLOCAMENTOS: 4.464 km
TOTAL DE ESPECIAIS: 4.329 km
TOTAL DA PROVA: 8.793 km

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL BELLA MACCHINA DO YOUTUBE

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

COLUNAS: CLIQUE AQUI E ACESSE OS TEXTOS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI NO PORTAL TERCEIRO TEMPO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Últimas do seu time