Do fracasso ao sucesso em quatro anos

Do fracasso ao sucesso em quatro anos

Para analisar o merecido título Mundial do Corinthians obrigatoriamente temos que falar da série B. Se o Timão ganhou o mundo, a passagem pela segunda divisão do nacional em 2008 foi o primeiro passo para o sucesso. Ali começou o projeto vencedor dos alvinegros. Chegar ao fundo do poço fez muito bem à equipe do Parque São Jorge.
 
Andrés Sanchez merece todo o reconhecimento. Sem esquecer de Mano Menezes, que trouxe o time de volta à série A em 2008 e, no ano seguinte, levou o Timão à vitória da Copa do Brasil e do Paulista. No final de 2010, Tite chegou para fazer história no futebol brasileiro. Adenor evoluiu muito, sua estrela brilhou no futebol.  
 
A eliminação na Pré-Libertadores para o Tolima ano passado foi tão importante quanto a queda para a segunda divisão. Sim, importante. Nas derrotas que as lições são aprendidas. Mesmo por baixo, se houver planejamento, coisas boas acontecerão. Ao bancar o técnico Tite após o vexame, Sanchez marcou um gol de placa fora de campo, foi fundamental.
 
Outro acontecimento que passou despercebido foi a eliminação no Paulista deste ano. Mais um revés na trajetória de sucesso. Com as falhas do goleiro Júlio César contra a Ponte Preta, Tite bancou o Cássio como titular. O goleiro não é excepcional, mas é decisivo. Fechou o gol ontem e nos jogos contra o Vasco e o Santos pela Libertadores. Na decisão, contem com ele. Mais uma na conta do técnico.
 
O título da Libertadores e o Mundial foram planejados quando a equipe do Parque São Jorge esteve na pior. A diretoria percebeu que para conseguir ganhar a tão sonhada Libertadores não precisava montar um time com nomes consagrados, mas formar um grupo qualificado. Sem a pressão, a vitória veio. O Timão é um coletivo. Não foi o acaso, aceitem. Penso que o Corinthians contou com a sorte num único momento, quando Diego Souza perdeu "aquele? gol no Pacaembu. Naquela noite veio a certeza, o título seria do ?bando de loucos?.
 
Adenor Leonardo Bacchi não evoluiria profissionalmente se não tivesse o Corinthians no seu caminho. O Timão não se consagraria sem Andrés Sanchez, Mano, Gobbi, Tite e, claro, sem o apoio da fanática torcida, que invadiu o Japão. O conjunto venceu. A união venceu. O futebol venceu.
 
Aos rivais, cabe o reconhecimento. Quem desmerece a conquista histórica é recalcado. Aos dirigentes dos clubes do futebol brasileiro fica a lição, se não planejar e se estruturar como o Sport Club Corinthians fez, ficará para trás. Muitas equipes já estão num patamar abaixo. Ou começam a agir ou o Timão vai engoli-los.
 
Comemorem, corintianos! Como diz a música: "Você não sabe o quanto eu caminhei pra chegar até aqui?. Sair da série B e, em quatro anos depois, dominar ao mundo não é para qualquer time. Vocês se apresentaram da melhor maneira possível. Mostraram quem é a fiel torcida.
 
Banzai Corinthians!

Imagem: @CowboySL

 

Últimas do seu time