A derrota do último domingo, no Morumbi, não abalou a confiança do Cruzeiro, que se apegou ao excelente aproveitamento atuando no Mineirão

A derrota do último domingo, no Morumbi, não abalou a confiança do Cruzeiro, que se apegou ao excelente aproveitamento atuando no Mineirão

Do UOL, em Belo Horizonte

A planejada reação do Cruzeiro veio três dias depois da derrota para o São Paulo (2 a 0), seu principal oponente neste momento na briga pelo título, e confirmou a meta da equipe mineira se se manter isolado na liderança do Campeonato Brasileiro. Com gols de Alisson e Marcelo Moreno, o time celeste venceu o Atlético-PR, por 2 a 0, nesta quarta-feira, no Mineirão, chegou a 49 pontos, sete a mais que o vice-líder, São Paulo, que ainda joga nesta quarta e entra pressionado contra o Coritiba, em Curitiba.

A derrota do último domingo, no Morumbi, não abalou a confiança do Cruzeiro, que se apegou ao excelente aproveitamento atuando no Mineirão. O time mineiro manteve 100% de aproveitamento no estádio pelo Brasileirão, com a nona vitória em nove jogos. No domingo, a equipe celeste colocará à prova o retrospecto no Gigante da Pampulha diante do rival Atlético-MG, a partir das 16h.

Depois de derrotar o Vitória por 2 a 0 na rodada passada e encerrar sequência de seis partidas sem vencer, o Atlético-PR interrompeu a reação e se manteve distante do G-4. O time paranaense permaneceu com 28 pontos. No próximo sábado, enfrenta o Internacional, às 18h30, na Arena da Baixada.

As fases do jogo: O Cruzeiro dominou o primeiro tempo, pressionou bastante o adversário, mas só balançou as redes apenas uma vez nos 45 minutos iniciais. O Atlético limitou-se a marcar e pouco chegou ao ataque. Porém, o setor defensivo dos paranaenses não resistiu ao assédio dos mineiros. Aos 26min, Alisson fez boa jogada pela esquerda, passou por Sueliton e chutou da entrada da área. A bola desviou na cabeça de Gustavo e enganou o goleiro Weverton. O Atlético chegou a marcar com Willian Rocha, aos 42min, mas foi assinalado o impedimento do zagueiro.

Com Willians no lugar de Júlio Baptista, que acusou um problema muscular e foi substituído no intervalo, o Cruzeiro manteve a pegada da etapa inicial e voltou a pressionar o Atlético-PR, que tentou uma reação no início segundo tempo. Porém, o time mineiro esfriou as pretensões do adversário ao ampliar aos 9min. Marcelo Moreno recebeu intermediária e chutou rasteiro no canto direito de Weverton.

O melhor: Alisson – Titular pelo segundo jogo seguido, o meia mostrou personalidade, chamou o jogo e abriu o placar em jogada individual no primeiro tempo.

O pior:Douglas Coutinho – Atacante foi facilmente envolvido pela marcação do Cruzeiro e ficou apagado na partida. Prejudicado pelo esquema defensivo, ele pouco produziu e foi substituído no segundo tempo por Mosquito.

A chave do jogo: Segundo gol veio rápido. Depois de abrir o placar no primeiro tempo, o Cruzeiro chegou ao segundo no início da etapa final e frustrou as pretensões do Atlético-PR de reagir na partida.

Toque dos técnicos: Marcelo Oliveira optou pela entrada de Júlio Baptista na vaga de Ricardo Goulart, que cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo, com a intenção de manter a maneira de atuar da equipe celeste. Novamente, a estratégia funcionou e o time mineiro chegou à 15ª vitória na competição.

Ciente da força do Cruzeiro no Mineirão, Claudinei Oliveira escalou o time paranaense no sistema 3-5-2 com Willian Rocha fazendo a função do terceiro zagueiro ao lado da dupla Cléberson e Gustavo. No segundo tempo, o treinador mudou o esquema ao sacar Natael e colocar Sidcley, com isso o time voltou ao 4-4-2.

Para lembrar:

Homenagem a Ceará. Antes de a bolar rolar no Mineirão, o experiente lateral Ceará recebeu uma homenagem da diretoria pelos 100 jogos pelo time mineiro, completados na derrota para o São Paulo, por 2 a 0, no último domingo. "Você é um ídolo da torcida e da própria diretoria", disse o presidente Gilvan de Pinho Tavares, ao entregar uma placa ao jogador. "Eu agradeço de coração e vamos ficar muito tempo juntos", agradeceu o lateral-direito.

Alisson leva amarelo e fica sem entender. Depois abrir o placar para o Cruzeiro, o meia Alisson empolgou-se e foi comemorar com os torcedores. Ele subiu uma escada para ficar mais próximo dos cruzeirenses e acabou levando o cartão amarelo. "Eu subi ali (na escada), só que o cara me deu o amarelo. Não entendi, não sei se é nova regra", disse o jogador.

Artilharia isolada e disputa particular. Com o gol marcado nesta quarta-feira, Marcelo Moreno chegou a 11 gols, assumiu a artilharia isolada do Brasileirão e ultrapassou o companheiro Ricardo Goulart.

Últimas do seu time