Equipe mineira veio ao Pacaembu e ganhou por 2 a 1

Equipe mineira veio ao Pacaembu e ganhou por 2 a 1

Numa demonstração de que é forte candidato a conquistar o bicampeonato brasileiro de forma consecutiva, o Cruzeiro derrotou o Palmeiras, por 2 a 1, neste domingo, em pleno Pacaembu, e ampliou para cinco pontos a vantagem na liderança do Brasileirão. A vitória dos mineiros, que foram superiores no primeiro tempo e levaram pressão na etapa final, atrapalhou os planos do time paulista, que completou cinco jogos sem vencer e ainda não ganhou sob o comando do técnico argentino Ricardo Gareca.

Nem mesmo a formação ofensiva, com três atacantes, foi suficiente para o Palmeiras, que voltou a marcar depois de quatro jogos em branco, parar o líder do Brasileirão. O Cruzeiro surpreendeu o adversário com dois gols em dez minutos de jogos, com Ricardo Goulart e Manoel. O time paulista descontou no início da segunda etapa com o zagueiro Tobio, mas a reação parou por aí.

O Cruzeiro chegou ao terceiro triunfo seguido – havia vencido Flamengo (3 a 0) e Vitória (3 a 1) – e disparou na liderança da competição com 25 pontos. Em 11 jogos, foram oito vitórias, um empate e duas derrotas. Na próxima rodada, o time celeste volta a atuar no Mineirão, contra o Figueirense, sábado, às 18h30.

O Palmeiras sofreu a quarta derrota em cinco jogos e permaneceu na parte de baixo da tabela com 13 pontos em 33 possíveis. O time paulista ainda não venceu com Gareca. Na semana passada, foi derrotado no clássico com o Santos, por 2 a 0.  No próximo domingo, terá outro duelo regional pela frente, enfrenta o Corinthians, às 16h.

Gareca optou por escalar um time mais ofensivo e trocou o 4-4-2 pelo 4-3-3. O técnico sacou Josimar e Bruno César e escalou três atacantes (Leandro,  Henrique e Diogo). O volante Eguren ganhou uma chance como titular no meio-campo, ao lado de Renato e Mendieta.

Com a mesma formação utilizada no triunfo sobre o Vitória na última quinta-feira, o Cruzeiro foi para cima do adversário e encontrou espaço para atacar. O time mineiro abriu o placar aos 7min com o artilheiro Ricardo Goulart, que recebeu de Marquinhos e bateu para o gol. O goleiro Fábio ainda tocou na bola, mas não evitou que ela entrasse.

O Cruzeiro voltou a surpreender os donos da casa e ampliou aos 10min. Marquinhos cobrou falta da intermediária e Manoel desviou de cabeça para superar Fabio. Apesar da formação ofensiva, o Palmeiras começou o jogo com dificuldade para atacar. O time paulista chegou pela primeira vez aos 5min, num chute fraco de Leandro para a defesa fácil do goleiro celeste Fábio.

O time mineiro passou a aproveitar os contra-ataques, e num deles quase marcou o terceiro gol. Marquinhos, que desequilibrava em campo, arrancou em velocidade e tocou para Everton Ribeiro, que chutou cruzado e dessa Fábio fez a defesa.

O Palmeiras desperdiçou grande chance de diminuir a vantagem do adversário aos 33min. Em contra-ataque rápido, o time paulista pegou a defesa mineira desguarnecida e Leandro finalizou para a defesa de Fábio. No rebote, Henrique, com o gol aberto, chutou por cima do travessão. Eguren acusou uma contusão e deixou o campo para a entrada de Felipe Menezes.

A partida ficou aberta no Pacaembu. O Palmeiras quase marcou aos 36min. Depois de cobrança de escanteio da esquerda, Henrique cortou mal de cabeça e por pouco não marcou contra. A bola explodiu na trave. O Cruzeiro suportou a pressão do adversário e segurou a vitória parcial no Pacaembu.

O Cruzeiro voltou para o segundo com uma mudança. Lucas Silva, que havia recebido o cartão amarelo, deu lugar ao volante Willian Farias. O Palmeiras retornou melhor e pressionou o adversário até marcar aos 8min com Tobio, que aproveitou uma falta cobrada na área e acertou o canto esquerdo de Fábio.

O Palmeiras quase empatou o jogo aos 17min. Henrique recebeu na área e finalizou de pé esquerdo, mas Fábio fez grande defesa e salvou o Cruzeiro. O time mineiro segurou a pressão e voltou a levar perigo aos 25min, quando Ricardo Goulart quase marcou. Os cruzeirenses pediram pênalti no lance, mas o árbitro viu lance normal.

Na reta final, o Cruzeiro teve a chance de ampliar. Tinga, que havia entrado no lugar de Marquinhos, recebeu livre na área e chutou para a defesa de Fábio, que salvou o Palmeiras. O time mineiro administrou o resultado e conquistou uma vitória importante fora de casa na caminhada pelo bicampeonato brasileiro consecutivamente.

PALMEIRAS 1 X 2 CRUZEIRO

Data:20/07/2014 (domingo)
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio - GO (FIFA)
Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva - GO (FIFA) e Bruno Raphael Pires - GO (CBF-1)
Cartões amarelos: Lucas Silva, Henrique, Egídio, Fábio, Willian Farias (CRU); Lucio, Henrique, Mendieta (PAL)
Gols: Ricardo Goulart, aos 7min, Manoel, aos 10min do primeiro tempo, Tobio, aos 8min do segundo tempo

PALMEIRAS
Fábio; Wendel, Lúcio, Tobio e William Matheus; Renato, Eguren (Felipe Menezes) e Mendieta (Erik); Leandro (Mouche), Diogo e Henrique
Técnico: Ricardo Gareca

CRUZEIRO
Fábio; Ceará, Manoel, Leo e Egídio (Samudio); Henrique, Lucas Silva (Willian Farias), Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Marquinhos (Tinga) e Marcelo Moreno
Técnico: Marcelo Oliveira

Últimas do seu time